Larissa Castelari é terceira colocada em prova “casca grossa” do ciclismo nacional

Escutar áudio do texto
Jacareiense tem 19 anos e é uma das maiores promessas do país. Foto: Alex Brito/PMJ

A ciclista jacareiense Larissa Castelari, de 19 anos, foi a terceira colocada na classificação geral feminina do 6º Desafio da Serra do Rio do Rastro, competição promovida pela Federação Catarinense de Ciclismo na cidade de Lauro Müller (SC). A prova foi disputada domingo (6) e contou com a participação de mais de 1.500 atletas, de 16 estados brasileiros. Só na categoria geral feminina largaram 175 mulheres, entre elas a atleta do Fadenp de Jacareí.


O percurso da prova mede 24 quilômetros, dos quais 20 são de subida de serra, bastante íngreme, com um alto grau de inclinação. “A Serra do Rio do Rastro é uma das mais espetaculares do mundo do ciclismo, não só por seu formato e grau de dificuldade, mas também pela beleza natural ao longo de todo o percurso”, comentou. “Fiquei muito feliz com minha performance nessa prova, não sou escaladora (especialista em subidas de longa distância), então o terceiro lugar geral foi muito bom
, concluiu. A vencedora foi Camila Coelho, de Santos (SP) e a paranaense Taise Benato ficou em segundo lugar.

Atualmente Larissa mora em Florianópolis (SC), cidade considerada referência nacional no ciclismo, mas ela segue representando Jacareí nas provas de que participa. Apesar de vir se destacando no cenário nacional desde os 15 anos de idade, a atleta está sem patrocínio. Ela é conveniada ao Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional) de Jacareí, mas diz que continua aberta a contatos com empresas que queiram eventualmente patrociná-la.

Rio 2016 – Larissa Castelari é uma das jacareienses cotadas para conduzir a Tocha Olímpica durante sua passagem por Jacareí, rumo às Olimpíadas do Rio-2016, o que está previsto para dia 26 de julho, uma terça-feira, no período da tarde.

(Renato Isique/PMJ)