Largo do Riachuelo recebe feira Agroveg nesta sexta (10)

Escutar áudio do texto

Empada, coxinha, bolo, brigadeiro e até acarajé, em versões veganas, tem atraído a curiosidade do público que lotou as edições anteriores da feira Agroveg, que puderam provar ainda pratos e petiscos no mesmo estilo, já populares como pizza e hot dog.  O evento, que acontece todo mês, será realizado nesta sexta-feira (10), a partir das 18h, no Largo do Riachuelo, região central de Jacareí.

A feira conta também com a presença da Associação dos Produtores de Orgânicos e Agroecológicos de Jacareí (APROAJ) com venda de frutas, verduras e legumes cultivados sem agrotóxicos. Outros itens oferecidos pelos 23 expositores participantes da feira são: produtos orgânicos, vasos, artesanatos e bebidas como kombucha, feito a partir da fermentação do chá preto, sucos naturais, leites vegetais, chás, refrigerante orgânico e cerveja artesanal.

A iniciativa é da Secretaria de Governo, em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy e o Instituto Novos Sabores e busca fomentar o empreendedorismo local e facilitar o acesso da população aos alimentos saudáveis, levando atividade às praças de Jacareí, uma demanda dos munícipes da região.

Para a vice-presidente do Instituto Novos Sabores, Tatiana Venturelli, o sucesso das duas últimas edições da feira é resultado do interesse da população por um estilo de vida diferente. “Além de experimentar a culinária vegana, quem vai à Agroveg tem a oportunidade de conhecer o que está sendo produzido em Jacareí, de consumir diretamente de fornecedores locais e de ocupar o espaço público. É um jeito novo de comprar, de se relacionar com as pessoas e com a cidade”, explicou.

A cantora de reggae Andreia Dacal fará um show ao vivo durante a feira, que terá também espaço kids e a presença do Núcleo de Permacultura da FATEC Jacareí.

Em dezembro está programada uma feira especial de Natal, com comidas típicas natalinas na versão vegana, de diversas regiões de mundo.

(Marta Fernandes/PMJ, com informações da Agroveg Jacareí – Fotos: Alex Brito/PMJ)