Evento acontece na próxima sexta-feira (27), no Teatro Municipal Ariano Suassuna. Inscrições devem ser feitas pela internet

No mês ‘Junho Violeta’ — dedicado à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa —, a Prefeitura de Jacareí e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), realizam o III Fórum de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que acontecerá no dia 27 de junho, às 8h, no Teatro Municipal Ariano Suassuna (Av. Eng. Davi Monteiro Lino, 3595, Jardim Marcondes).
O Fórum traz nomes importantes das áreas da educação, saúde e comunicação para falar sobre o tema. O objetivo é levantar discussões e aprendizados sobre o assunto, buscando mobilizar toda a população no combate aos mais diversos tipos de violência contra à pessoa idosa. Para se inscrever no evento, clique aqui.
Junho Violeta
O ‘Junho Violeta’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, realizada ao longo do mês de junho. No dia 15, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para os diversos tipos de violência que atingem os idosos, como abusos físicos, emocionais, financeiros e situações de negligência.
Programação
8h – Coffee/Credenciamento
8h30 – Abertura e fala da comitiva
8h45 – Apresentação dos conselheiros
9h – Palestra “Conselhos de Direitos, Para Que Servem?”, com Juraci Fernandes de Almeida
9h50 – Palestra “Envelhecimento populacional e os desafios da inclusão social da pessoa idosa em Caraguatatuba (2021-2024) ’’, com Amauri Barboza Toledo
10h40 – Apresentação do Grupo de Dança Viva Vida – “Flores da Resistência”, de Isabel Cassal
11h – Palestra “Conceito de saúde mental na terceira idade”, com Carlos Abranches
11h40 – Apresentação do Grupo de Dança Viva Vida – “Alegria de Viver”, de Ana Rosa Rodrigues
Palestrantes
- JURACI FERNANDES DE ALMEIDA
Educadora e ativista da causa da pessoa idosa, é Diretora da UNAl desde 2001 e vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Mogi das Cruzes. Atuante em conselhos e iniciativas sociais, tem longa trajetória na defesa dos direitos da pessoa idosa.
- AMAURI BARBOZA TOLEDO
Fisioterapeuta, atuou como Secretário de Saúde e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso em Caraguatatuba. Com ampla experiência clínica e administrativa, tem trajetória destacada na gestão hospitalar e na promoção de políticas públicas de saúde e inclusão.
- CARLOS ABRANCHES
Jornalista e psicanalista, atuou por 27 anos na televisão. É vereador em São José dos Campos, com trajetória marcada por trabalhos sociais e formações em Música, Filosofia e Gestão. Ministra cursos e conferências voltados à comunicação interpessoal em todo o pais.