Julho Amarelo! Prefeitura promove campanha para conscientização sobre hepatites virais, em Jacareí

População pode realizar testes rápidos para detecção de hepatites B e C. Procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, promove a campanha ‘Julho Amarelo’, com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre as hepatites virais (doenças silenciosas que acometem o fígado, podendo levar a situações graves, como cirrose, câncer e até a morte, se não forem tratadas).

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Municipais de Saúde da Família (UMSF) realizarão ações de conscientização e, também, testagem da população. A orientação é para que o munícipe procure a Unidade mais próxima de sua residência, para se informar a respeito da realização do teste rápido.

“Os sintomas da hepatite são silenciosos, por isso a importância de alertar a população quanto aos cuidados que devem ser tomados para se prevenir e, também, da importância de realizar o teste rápido. A hepatite tem tratamento, que inclusive é ofertado gratuitamente pelo SUS, e quanto mais cedo for diagnosticada, maiores são as chances de cura”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

O resultado do teste fica pronto entre 20 e 30 minutos. Caso o resultado seja positivo, o paciente é orientado e encaminhado para dar início ao tratamento. Em caso de dúvidas, ligue: 3955-9653.

Hepatites Virais

As hepatites virais B e C podem ser transmitidas por meio de sangue contaminado presente em objetos, como agulhas e alicates de unha, uso de material não esterilizado em procedimentos cirúrgicos, colocação de piercing e tatuagens, e também por meio de sexo desprotegido.

Os vírus podem ser transmitidos pela mãe ao seu bebê durante a gravidez, no momento do parto ou durante a amamentação. Por isso, é importante tomar a vacina contra a hepatite B, que é ofertada em todas as Unidades de Saúde do município, gratuitamente.

Pessoas em Situação de Rua

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Jacareí, equipes da Secretaria de Saúde estão oferecendo o teste rápido às pessoas em situação de rua, que são acompanhadas pelo Centro Pop e Casa de Passagem. Também será realizada, ao longo do mês, a conscientização em relação à transmissão da doença e, caso algum morador teste positivo, será encaminhado para o tratamento via SUS.

Legenda: Secretaria de Saúde de Jacareí promove campanha ‘Julho Amarelo’ para conscientização sobre hepatites virais