Jovens entre 9 e 14 anos devem se vacinar contra HPV em Jacareí

Escutar áudio do texto

Vacinação é oferecida em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira
O mês de setembro será dedicado à intensificação da vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) nas Unidades de Saúde de Jacareí.
Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, e outros podem causar verrugas genitais.
Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina de HPV que está disponível gratuitamente nas Unidades de Saúde de Jacareí. Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos são o público-alvo da campanha.
Caso o jovem não tenha tomado a primeira dose da vacina, é importante que seja imunizado o mais rápido possível, uma vez que a segunda dose só pode ser tomada com 6 meses de intervalo em relação a primeira. É importante ressaltar, ainda, que a imunização só é efetiva uma vez que as duas doses sejam tomadas.
Contágio: A transmissão do HPV ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.
Unidades de Saúde: Atualmente, Jacareí possui 18 unidades de saúde, entre UBS’s e UMSF’s. A lista com endereços e telefones de contato pode ser encontrada no site da Prefeitura de Jacareí, https://www.jacarei.sp.gov.br/unidades-de-saude
(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)