Jovens devem se vacinar contra HPV em Jacareí

Escutar áudio do texto

Vacinação é oferecida em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira

O HPV (Papilomavírus Humano) é uma doença que pode causar cânceres como o de colo de útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. São mais de 150 tipos diferentes e apenas uma forma de se imunizar: vacinando contra o vírus.

Dados da Organização Mundial da Saúde de 2008 apontam que, todos os anos, no mundo inteiro, 500 mil mulheres são diagnosticadas com a doença, das quais cerca de 270 mil vão a óbito.

Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina de HPV que estão disponíveis gratuitamente nas Unidades de Saúde de Jacareí. Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos são o público-alvo da campanha.

Caso o jovem não tenha tomado a primeira dose da vacina, é importante que seja imunizado o mais rápido possível, uma vez que a segunda dose só pode ser tomada com 6 meses de intervalo em relação a primeira. É importante ressaltar, ainda, que a imunização só é efetiva uma vez que as duas doses sejam tomadas.

Mesmo com a necessidade de imunizar os jovens, a Secretaria de Saúde registrou um índice muito baixo de pessoas vacinadas. Das 8.547 pessoas que formam o público-alvo, apenas 4.149 se vacinaram.

Deste montante, de janeiro a agosto deste ano, 1.938 foram meninas e 2.211 foram meninos.

Contágio: A transmissão do HPV ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

Preservativo: Calcula-se que o uso da camisinha consiga barrar entre 70% e 80% a transmissão do HPV e seu uso é sempre recomendável, pois é um método eficaz na prevenção de inúmeras doenças como a AIDS, as hepatites B, C e Delta e a sífilis.

Unidades de Saúde: Atualmente, Jacareí possui 18 unidades de saúde, entre UBS’s e UMSF’s. A lista com endereços e telefones de contato pode ser encontrada no site da Prefeitura de Jacareí, https://www.jacarei.sp.gov.br/unidades-de-saude

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)