Jornada Pedagógica Virtual da Educação começa na segunda (27)

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá a ‘IV Jornada Pedagógica 2020 – Conectando Aprendizagens’, desta vez de forma virtual, com o tema “Cientificando Jacareí”. Será a partir de segunda-feira (27).

O evento acontece também nos dias 29 e 31. As palestras serão transmitidas pelo Canal do YouTube da Secretaria Municipal de Educação, pelo link: bit.ly/CanalSMEJacarei. A programação contará com a participação da professora Cláudia Costin, que é considerada uma autoridade de destaque nacional em Educação. Confira datas e os horários das lives com palestras:

DIA 27 – Abertura – 8h às 8h15 – Boas Vindas com a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Cyrino

1ª LIVE – 8h15 às 9h15 – TEMA: A Luz dos Astros e Nós, com o professor Ramachrisna Teixeira, graduado em Física pela USP, mestrado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas pela USP. Doutorado pela Universidade de Bordeaux I – França.

2ª LIVE – 9h15 às 10h15 – TEMA: Arte Reciclável, com Gilberto Vieira Mendes, graduado em Gestão Tecnologia da Informação/Universidade Paulista/UNIP. Pós-Graduado – Programa de Formação Continuada (ForCon – ITA) em Educação 4.0.

3ª LIVE – 18h às 18h45 – TEMA: Desafio Científico, com a professora Danielli Villar, engenheira mecatrônica, mestre em Confiabilidade de Dados e professora de Física para ensino fundamental 2.

DIA 29 – 1ª LIVE – 8h15 às 9h – TEMA: Estratégias didático-pedagógicas para o pós-pandemia, com Ton Ferreira, mestre em Ciências pela USP, pós-graduado em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP, Extensão Matemática pela PUC. Consultor Educacional pela Faz Educação & Tecnologia.

2ª LIVE – 9h15 às 10h – TEMA: As Competências Socioemocionais no contexto da Educação Infantil: implicações prático-pedagógicas, com a professora Ma. Tatiane Peixoto Isaia, graduada em Pedagogia, especialista em Gestão Educacional, mestre em Educação, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

3ª LIVE – 10h às 10h45 – TEMA: EJA no contexto da pandemia: reflexões e proposições esperançosas, com a professora Maria de Fatima Garcia Moreira Daniel, graduada em Pedagogia, pós-Graduação em Psicopedagogia, Metodologia do Ensino Superior, mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo.

4ª LIVE – 10h45 às 11h30 – TEMA: O desafio da inclusão escolar em tempos de pandemia: como se dá o pertencimento do aluno com deficiência?, com Luciane Maria Molina Barbosa, graduada em Pedagogia, mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté – UNITAU.

DIA 31 – 1ª LIVE – 8h15 às 9h – TEMA: “Inspiração e Esperança em época de Pandemia”, com a professora Claudia Costin, fundadora e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, FGV CEIPE. Foi diretora Global de Educação do Banco Mundial, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), professora da PUC-SP, do Insper, da Enap (Canadá) e, mais recentemente, da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É articulista da Folha de São Paulo e membro do comitê técnico do movimento da sociedade civil, Todos Pela Educação, que ajudou a fundar.

2ª LIVE – 9h15 às 10h – TEMA: Educação Física Cultural, com Marcos Garcia Neira, licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física.

3ª LIVE – 10h às 10h45 – TEMA: A importância da educação midiática como camada de aprendizagem, EducaMídia, com Daniela Machado, coordenadora do EducaMídia. Jornalista com especialização em Economia, é corresponsável pelo conteúdo do EducaMídia.

4ª LIVE – 10h45 às 11h30 – TEMA: O Processo Criativo do Artista, com Ronan Gonçalves, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Goiás na Faculdade de Artes Visuais.