Jazz Caboclo: Projeto Musical fortalece a música e cultura caipira regional

Neste mês de Outubro o projeto “Jazz Caboclo” trará duas apresentações ao município de Jacareí. Esse projeto musical é uma iniciativa do cantor autoral Anís Machado e deseja resgatar e fortalecer a música e a cultura caipira da região.

Jazz Caboclo apresenta letras que valorizam a natureza, a música instrumental brasileira e a cultura da terra. Show com composições autorais de Anís Machado (voz e violão) que misturam ritmos regionais ao jazz brasileiro, passando por referências como: Hermeto Pascoal, Toninho Horta e Tião Carreiro. As letras falam da vida na roça e descrevem paisagens do Vale do Paraíba. Na banda: Dani Mendes (sax), Binho Pinto (bateria) e Juliano Cardoso (baixo).

Anís Machado, conta: “A uns anos atrás, me veio uma pergunta, qual é a minha primeira memória musical? Então eu me lembrei do disco Música Popular do Centro-Oeste do Sudeste, da gravadora Marcos Pereira. Também me recordei da minha bisavó, que aos domingos assistia ao programa da Inezita Barroso. E retornar a essas memórias musicais me trouxe o desejo de buscar as minhas raízes.”

“Toda essa descoberta me trouxe um senso de pertencimento, uma conexão com a terra, e com as pessoas que partiram dessa mesma cultura, que se reconhecem nessas histórias que têm memórias semelhantes nas suas famílias. E se tornou muito importante para mim incorporar isso nas minhas músicas. Eu já tocava violão, já tinha como grandes referências o Tom Jobim, o meu Tom Nascimento, o Lô Borges, o Torninho Horta, o Hermeto Pasquale, o Egberto Gismonti.”, pontua.

“Eu passei a trazer para as minhas composições a minha memória afetiva, a memória dessa musicalidade caipira, e passei a reverenciar as minhas raízes com a minha arte. E é isso que eu procuro passar para quem acessa o meu trabalho, o reconhecimento do valor da cultura caipira e da vida, daqueles que vieram antes de nós, que nos transmitiram isso e a importância para as novas gerações de se manter viva uma cultura, de saber de onde a gente veio e o que nos constitui enquanto pessoas e enquanto cidadãos.”, afirma Anís Machado.

Jazz Caboclo

12/11 às 15h – Livre