Jacareí terá 1º Encontro Municipal de Atenção à Dependência Química no dia 28

Para comemorar o Dia Internacional de Combate às Drogas, 26 de junho, o Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad) vai realizar no próximo dia 28 (terça-feira) o 1º Encontro Municipal de Atenção à Dependência Química. O evento será feito no Auditório da Secretaria de Educação, que fica na rua Lamartine Delamare, 69, no centro, das 14h às 17h, e conta com o apoio da Prefeitura de Jacareí e terá entrada livre.

O 1º Encontro terá apresentações dos projetos “Tocando o Futuro” e “Capoterapia do Gavial”, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Jacareí em parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão e com o Mestre Gavial, professor de capoeira, respectivamente, e uma palestra com o psicólogo José Francisco Catanzaro, articulador de Saúde Mental do Alto Vale do Paraíba da Coordenadoria de Saúde do Departamento Regional de Saúde de Taubaté (DRS-17).

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Saúde Marino Faria, o objetivo do Encontro é discutir as consequências do uso de drogas, lícitas e ilícitas, não só para os usuários, mas também para seus familiares e para a sociedade e sobre políticas de combate ao uso e também de redução de danos no tratamento de usuários.

Em Jacareí, a Rede Municipal de Saúde conta com um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) 24 horas, com uma sala de internação em casos de emergência, que funciona na rua Major Acácio Ferreira, no número 620.

Entre julho de 2015 e fevereiro de 2016 foram realizados 4.098 atendimentos a pacientes que desenvolvem atividades em grupo no CAPS-AD do município. No mesmo período foram realizados 10.605 mil procedimentos, entre atendimento em grupo, consultas, atendimento de enfermagem e psicoterapia, por exemplo.

(Secretaria de Comunicação/PMJ)