Jacareí tem duas propostas na área da Saúde e duas na Educação contempladas no ‘Novo PAC’ do Governo Federal

Escutar áudio do texto

Investimentos somam cerca de R$ 16 milhões e serão destinados para construção de duas UBSs, uma escola de ensino integral e uma creche

Jacareí foi contemplada com quatro projetos no ‘Novo PAC Seleções 2023’, do Governo Federal, sendo duas na área da Saúde e duas na área da Educação. O anúncio foi feito na quinta-feira (7), em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.

Os investimentos para Jacareí somam cerca de R$ 16 milhões e serão destinados para a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros Parque Imperial e Jardim Esperança; uma escola de ensino integral no Jardim das Oliveiras; e uma creche, que será construída no Jardim Alvorada ou Jardim Esperança.

“Quando abriram as inscrições para o PAC, conversamos com todas as secretarias para definir quais obras poderiam ser inscritas no programa e as prioridades do município. Realizamos a inscrição de 13 projetos, nas áreas da saúde, educação, esporte, cultura e saneamento básico. Conseguimos ser contemplados em quatro deles nesse primeiro momento, e vamos seguir trabalhando para que os outros nove sejam contemplados em uma segunda etapa do programa”, explica Celso Florêncio, secretário de Governo e Planejamento.

O secretário complementa que os investimentos irão suprir duas áreas bastante demandadas no município. “São obras que já temos projetos e que sabemos que são importantes. As duas UBSs serão construídas em bairros onde estão as maiores demandas da saúde. Na educação, vamos viabilizar uma escola em tempo integral em um bairro onde a população cresceu e existe essa necessidade, além da creche no Jardim Esperança, que irá substituir o prédio da antiga creche do bairro, inaugurada em 2016, que foi condenada pela Defesa Civil”, finaliza Celso.

Saúde

De acordo com a secretária de Saúde, Rosana Gravena, a contemplação no programa do Governo Federal foi resultado de um trabalho intersecretarias, priorizando demandas dos munícipes. 

“Nós conseguimos realizar a escrita dos projetos em tempo hábil, o que exigiu um trabalho árduo das secretarias de Saúde e Planejamento, que se debruçaram nos projetos para a entrega. Priorizamos também a escuta da população, principalmente da região do Nova Esperança, que realizou as indicações de terrenos para a construção das Unidades de Saúde. Assim, a aprovação dos projetos da UMSF Imperial e UMSF Nova Esperança no PAC é uma conquista para o município, que permitirá uma grande melhora no atendimento da população”, disse Gravena.

Educação

Para Maria Thereza, secretária de Educação, os investimentos na área da educação são um grande avanço para Jacareí. “Perseguir e trabalhar na realização de metas estabelecidas por prioridades de demanda nos levou à inscrição dos dois projetos contemplados. A EMEIF integral atenderá demandas do Jardim das Oliveiras e Jardim Maria Amélia. E das duas creches inscritas no PAC, receberemos uma delas na excelência da qualidade de atendimento da educação em Jacareí. Estamos radiantes com estas conquistas”, explica Maria Thereza.

Legenda: Jacareí tem duas propostas na área da Saúde e duas na Educação contempladas no ‘Novo PAC’ do Governo Federal


LEIA MAIS