Jacareí tem desempenho positivo em oferta de emprego

Escutar áudio do texto

A população de Jacareí pode ficar mais otimista na busca por uma recolocação no mercado de trabalho. Mesmo em tempos de crise econômica, o estado de São Paulo apresentou um aumento na oferta de vagas nos primeiros seis meses do ano, segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) registrou em julho um saldo positivo de 263 vagas (619 a mais do que o mesmo período de 2016). Dessas, Jacareí foi responsável na geração de 1.197, gerando um saldo de 132 vagas, indo na contramão de outras cidades da região que fecharam o mês com saldo negativo.
Bruno Castro, diretor de Trabalho e Renda, comenta que a instalação de mercados da rede atacadista e a atuação de micro e pequenos empresários têm sido fatores decisivos nestes resultados. “Os números refletem a instalação de grandes empresas em nossa cidade. Além disso, os pequenos comerciantes têm investido em suas empresas e colaborado favoravelmente na geração de emprego”, comentou.
Ainda segundo ele, Jacareí tem sido parceira dos pequenos e médios empresários, facilitando crédito por meio do Banco do Povo e diversos cursos de especialização.
As informações levantadas por Bruno Castro vão ao encontro de algumas iniciativas oferecidas pelo Banco do Povo. O programa Jacareí Empreendedora, em parceria com diversas instituições, tem proporcionado a um grupo de 30 empresários qualificação para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, estimulando a economia da cidade.
“Os empreendedores que estão participando dos encontros são preparados e motivados a acreditar no potencial econômico da nossa cidade, com a certeza de que estão investindo mais em seus negócios, melhorando seus processos e, por consequência, retomando as contratações”, comentou Walker Ferraz, diretor de Apoio a Atividade Profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Em mais uma iniciativa de fomento ao comércio de Jacareí, no próximo dia 30 será apresentado o projeto ‘Revitalização de Fachadas’ às 18h, no Ibis Hotel.

(Victor Copola/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)