Jacareí segue com baixos Índices em casos de dengue

Escutar áudio do texto

Na contramão do panorama visto em diversos municípios do estado de São Paulo, Jacareí vem se consolidando como referência quando o assunto é prevenção aos casos de dengue.

Dos mais de 45 mil casos que o Estado registrou de janeiro até a primeira quinzena de maio, apenas 32 deles foram em Jacareí, sendo que nenhum ocasionou em óbito. Este número é muito inferior a cidades próximas, como 217 casos em São José dos Campos, 123 em Lorena ou 1.147 em Caraguatatuba.

Para o diretor de Vigilância à Saúde, Ricardo Buchaul, a palavra de ordem é ‘controle’. “A estratégia adotada pelo Estado é equivocada, um paradigma errado. Enquanto tivemos em 2015 epidemia devido a ações equivocadas, em 2017 tomamos as rédeas e montamos nossas próprias ações, o resultado é este que se apresenta”, explicou.

Outra grande ação proposta pela diretoria foram visitas a imóveis e obras, avaliações periódicas de densidade larvária, controle de criadouro, controle químico e infestação de vetores em território, traçando e identificando áreas prioritárias para atuação.

Além disso, a Diretoria de Vigilância à Saúde tem promovido ações descentralizadas, por meio da distribuição de agentes de combate às endemias em Unidades de Saúde, de forma a territorializar o atendimento.