Jacareí sedia 1ª Feira de Profissões do Vale do Paraíba 2018

O EducaMais Jacareí estava lotado de estudantes nesta sexta (11) para a realização da cerimônia de abertura da 1ª Feira de Profissões do Vale do Paraíba 2018, que contou com a participação de alunos, professores autoridades municipais e estaduais.

A finalidade do evento é apresentar os cursos do Ensino Médio e Técnico, Tecnológico, Formação Inicial e Continuada do Via Rápida, Escola de Técnicas de Economia Criativa (Etecri) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Os alunos presentes poderão nestes dois dias, 11 e 12, além de conhecer os cursos oferecidos pelas ETECs e FATECs, participar de palestras, workshops e oficinas. Tem ainda banda de música, pintura ao vivo, caricaturas, pocket show e sorteios de brindes.

Estiveram presentes o prefeito Izaias Santana, a diretora superintendente do Centro Paula Souza Laura Laganá, o subsecretário de Energias Renováveis do Estado de São Paulo Antônio Celso de Abreu Júnior, o deputado federal Marcelo Ortiz e o vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza, professor Luiz Antônio Tozi, além de convidados como secretários municipais e vereadores.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o prefeito agradeceu o público e destacou o trabalho da superintendente do Centro Paula Souza, “que esteve este tempo todo à frente deste que já é a maior instituição de ensino do Estado”. Saudou a todos e pediu para que acompanhem a programação do evento. “Vocês estão na época do conhecimento e da formação”, disse.

Palestra – Após a cerimônia foi ministrada a palestra “A Educação e a Ressignificação da Sociedade: nosso Caminho de Escolhas”, com o professor e empreendedor Renato Manzano. Ele iniciou falando: “Que alegria estar aqui. Vim de dois congressos, mas nenhum traz mais responsabilidade do que falar para vocês”.

“Pensei muito neste tema. Quando estava desenvolvendo o conteúdo da palestra, peguei o título e aproveitei as próprias palavras”, destacou. O palestrante falou sobre Sociedade, Caminho, Educação, Escolhas e Ressignificação, “este último que tem tudo a ver com a nova geração”, completou.

Para Renato Manzano, o momento destes jovens é o de escolhas, de verificar as emoções, os pensamentos, para o caminho do objetivo principal deste evento tão importante, promovido pelo Centro Paula Souza com o apoio da Prefeitura de Jacareí, que é de trazer reflexão. “É ter consciência da grande oportunidade que vocês têm em mãos”, completou.

Feira – A Feira das Profissões é promovida pelo Centro Paula Souza (CPS) em parceria com a Prefeitura de Jacareí, e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SDECTI). Alunos e professores das unidades do Centro Paula Souza no Vale do Paraíba contarão com estandes para atender o público e mostrar as diferenças entre os eixos temáticos dos cursos, formação acadêmica, grade de disciplinas, conteúdos programáticos e especializações.

A Secretaria Municipal de Educação de Jacareí estará representada no estande da Univesp, atendendo as metas do Plano Municipal de Educação com relação à Educação Profissional e Ensino Superior, fomentando oportunidades e vagas em Jacareí e região. Confira a programação dos dois dias do evento no site http://www.feiradeprofisssoescsp.com.br, até às 20h do dia 11 e das 9h às 16h do dia 12. A entrada é gratuita.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Cristina Reis/PMJ)