Jacareí se une a várias cidades ao redor do planeta e participa do Dia Mundial da Limpeza, neste sábado (17)

Escutar áudio do texto

Evento entre 191 países propõe uma ‘limpa’ em ambientes reais, virtuais e até na mente de cada um

A quinta edição do Dia Mundial da Limpeza acontece neste sábado (17), e Jacareí, mais uma vez, participará ativamente deste importante evento cívico. Estruturado pela Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana (SMAZU), a agenda local prevê ações de conscientização e convida a população a limpar desde a gaveta de uso diário até a participar de ações maiores, que acontecerão especialmente no Parque dos Sinos.

“Vai ter muita ação bacana, em um bairro acolhedor da cidade, recebendo quem quiser se unir conosco, de forma presencial. Mas vale aproveitar a data também para olhar aquela bagunça que você está adiando para arrumar. O importante é contribuir”, explica Carolina Xavier, diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí.

Ação Conjunta

O Dia Mundial da Limpeza, em Jacareí, é uma ação conjunta com diversos parceiros da SMAZU, por meio das diretorias de Sustentabilidade e Educação Ambiental, Parques e Áreas Verdes, e Limpeza Pública, alinhadas à Associação do Residencial Parque dos Sinos, empresa Ardagh, Instituto Lixo Zero Jacareí, SAAE, Secretaria de Saúde, Secretaria de Esportes & Recreação, Concessionária Ambiental e Metamorphosis Transformando Ambientes.

Programação – Parque dos Sinos, em praças e ruas do bairro, entre 9h e 12h

  • Plantio de árvores;
  • Mutirão de limpeza nas ruas Joaquim Guimarães e Rita de Cássia Pulcino;
  • Cata-Treco em todas as ruas do bairro;
  • Conscientização e orientação sobre descarte correto, uso racional da água e combate à dengue;
  • Feira de artesanato;
  • Atividades de recreação;
  • Atividades educativas com orientação do Instituto Lixo Zero e práticas de compostagem;
  • Apresentação da Usina de Reciclagem de restos de construção civil e demais serviços da Concessionária Ambiental.

Faça a ‘Limpa’

Para quem não puder participar de forma presencial, o Dia Mundial da Limpeza propõe pequenas ações que podem ser realizadas no lar de cada um e até proposta de paz interior, como meditação. Entre as sugestões, tem a sugestão de fazer uma “Limpeza Digital”, reservando um tempo livre para deletar e-mails, aplicativos, fotos em excesso e arquivos antigos. A “Limpeza Solidária”, separando objetos e roupas para doação. E, por fim, a “Limpeza Mental”, refletindo e organizando a mente por meio de uma meditação, ouvindo música e buscando abrir espaço para novas emoções.

“Reserve um tempo para você, leia um livro que está ali esperando este momento, ou faça algo em comunidade, como limpar a praça do seu bairro, mas busque aproveitar a data para estar em sintonia com este importante movimento, fazendo parte de uma corrente de coisas boas”, pontua Carolina Xavier.

Educação é o Caminho

Nesta quinta-feira (15), já em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, o Núcleo de Educação Ambiental realizou palestra sobre descarte correto para os alunos da EMEF Maria Regina Cachuté, no bairro Parque Imperial.

Legenda: Cata-Treco e Plantio de árvores estão entre as muitas ações do Dia Mundial da Limpeza, neste sábado (17)