Jacareí se transforma em cidade literária neste final de semana

O complexo da Biblioteca Municipal e do Parque dos Eucaliptos se transformou em um espaço de literatura neste final de semana com a “FLIJ – Feira Literária de Jacareí: 110 anos da Biblioteca Municipal”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. O evento começou nesta sexta-feira (19) com muita movimentação de alunos e professores, que respiraram literatura e foram contagiados pelos livros e suas histórias.

A abertura oficial contou com a presença do prefeito Izaias Santana, secretários e vereadores, além da apresentação musical da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí. O prefeito cumprimentou a todos e destacou a importância dos livros. “Esta feira é resultado de um conjunto de ações de todas as secretarias, em especial a Educação”, disse, agradecendo ainda os autores convidados. “Sou suspeito para falar. Tenho mais de 1.200 livros. A grande vantagem da leitura é que potencializa a capacidade do cérebro, que funciona como nossos músculos e precisa de treino. As informações vão tendo sentido e buscamos cada vez mais nos livros que a gente lê”, disse.

A secretária de Educação Maria Thereza Cyrino Ferreira também parabenizou a todos. Explicou que a feira literária é uma ação dentro do programa Jacareí Cidade Leitora que congrega todo o processo de leitura. “Este momento é dos 110 anos da Biblioteca”, enfatizou.

Maria Thereza informou que existe um portão que une os dois espaços, a Biblioteca e o Parque. “A nossa ideia é que o espaço se torne um grande Parque Literário, para contação de histórias e apresentações culturais”, ressaltou. Falou ainda da entrega de cheques livros para todos os alunos da rede municipal escolherem seus livro, das peças de teatro e da diversidade das ações. Agradeceu a parceria com as secretarias. “Serão três dias com muitas atividades maravilhosas O evento é nosso, é de Jacareí. Tragam as famílias, as crianças, os jovens, os adolescentes. É uma grande oportunidade em termos de aprendizagem”.

Ficar mais inteligente– “Quando a gente lê fica mais inteligente e melhora a nossa fala”. Essa foi a conclusão que chegaram as três alunas da EMEF José Éboli (São Silvestre) Maria Eduarda de Oliveira Apparecida, Isabela Gonçalves e Giovana Duarte. Para Maria Eduarda, tudo está muito interessante. “Nunca tinha visto uma feira assim. Nunca tinha conhecido um escritor antes. Quero voltar no sábado também”, comentou a garota.

José Cardoso da Gama Júnior, morador do Jardim Panorama, estava acompanhando sua filha Lívia Victória da Gama, de seis anos, aluna do primeiro ano da EMEF Barão de Jacareí, que veio buscar seu livro com o cheque da escola. “Todo mês compro um livro para minha filha. Estou achando tudo muito bom”, disse o pai. Lívia falou: “Achei muito legal. Gosto de Cinderela, de princesas. Gosto de desenhos e tenho uma prateleira de livros”.

Já Maria Emília Bispo de Jesus Dias, moradora do Santo Antônio da Boa Vista, trouxe seu neto Vinicius, de oito anos, aluno do terceiro ano da EMEF Verano Câmara, para pegar seu livro. Disse: “Tudo muito lindo. Amei. Deixei de fazer almoço para estar aqui. Está tudo maravilhoso”. Vinicius falou que gosta muito de ler. “O livro é pra gente aprender a ler e estudar. Gosto das imagens e escolhi o livro “Dança de Dragão”.

Lidar com as emoções – O escritor Pablo Morenno, de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, foi convidado para participar da feira e fazer uma palestra para os professores sobre como lidar com as emoções, com o tema “Educação e afeto: as emoções e seus conflitos na escola”.

Desde que adotei meu filho comecei a lidar com a literatura no trato com as emoções. Foi uma descoberta. Já escrevia antes mas descobri a importância dos livros infantis e juvenis para trabalhar questões dolorosas que as crianças vivem, como lidar com perdas e sentimentos”, disse o escritor, que é autor de 15 livros. Ele começou a escrever em 2003, há 15 anos.

FLIJ – A FLIJ acontecerá até domingo (21), das 9h às 20h, na Biblioteca Municipal Macedo Soares e no Parque dos Eucaliptos. Haverá vendas e exposição de livros de autores locais, além de outras atrações como apresentações musicais e teatro infantil. Confiram a programação no site https://www.jacarei.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/FLIJ_programacao_digital_.pdf

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Cristina Reis/PMJ)