Jacareí se consolida como trânsito mais seguro do Vale

Escutar áudio do texto

Jacareí foi a única cidade entre os municípios com mais de cem mil habitantes da RMVale a zerar o número de mortes no trânsito nas vias municipais, segundo o Infosiga, sistema do Detran que realiza levantamento mensal sobre os dados de trânsito nos municípios paulistas.

No levantamento, Jacareí ocupa a primeira colocação com nenhuma morte de trânsito registrada nos meses de março, abril e maio, seguida por Guaratinguetá e Caraguatatuba, com duas mortes cada, Pindamonhangaba com três registros, Taubaté com quatro e São José dos Campos com dez mortes registradas.

No ano passado, a cidade já havia diminuído em 48% os registros de morte por acidente de trânsito em comparação a 2016 quando o município ocupava a quarta colocação.

O secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, afirmou que “o trânsito só tem sentido se for para melhorar o deslocamento das pessoas. Por isso, a segurança é nossa prioridade. Sair do posto de uma das cidades mais violentas no trânsito para a mais segura do Vale, mostra que nosso trabalho está no caminho certo”.

Só neste ano, a pasta já realizou diversas ações de caráter informativo, como a Semana do Pedestre, Agente de Trânsito Mirim, Audiências Públicas e Maio Amarelo. Isso sem falar nas obras de infraestrutura, como a remodulação da rotatória do Jardim Califórnia, construção de ciclovias e inversão de sentido em algumas vias da cidade.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)