Jacareí Rugby é campeão paulista de Sevens

Escutar áudio do texto
Jacareí Rugby é campeão paulista de Sevens
Lance de jogo do Campeonato Paulista de Sevens, que o Jacareí Rugby venceu ao derrotar São José na final, na casa dos adversários – Crédito: Adriano Matos/Divulgação

O Jacareí Rugby iniciou muito bem a temporada 2016: o time adulto masculino sagrou-se campeão paulista de Rugby Sevens – variação olímpica da modalidade – no último sábado (27), em São José dos Campos. O torneio, que foi o primeiro oficial desse ano, reuniu nove equipes de todo o estado e valeu vaga para o Campeonato Brasileiro de Sevens, em março, no Rio de Janeiro.

Os Jacarés do Vale venceram todas as quatro partidas que disputaram no torneio: na fase de grupos bateram Ilhabela (33 a 0) e Pinda (41 a 0), classificando-se como líderes da chave C, sem maiores dificuldades. A emoção ficou reservada para a semifinal e a final. O adversário da semifinal foi o Pasteur e o jogo, como de costume, foi bastante disputado. Os paulistanos saíram na frente mas os Jacarés buscaram a virada e venceram por 14 a 7.

A final, contra o São José Rugby, foi ainda mais intensa: o clássico caipira teve o São José abrindo uma vantagem de 17 a 0 e, depois 22 a 5, dando a impressão de que a equipe da cidade vizinha levaria o título sem dificuldade. Mas Jacareí surpreendeu e mostrou em campo toda a sua garra, conseguindo empatar em 22 a 22 no último minuto e levando a decisão para a prorrogação, no sistema de “morte súbita”. Assim, quem pontuasse primeiro ficaria com o título. Logo no início do tempo extra Matheus Cruz fez valer a fama de ser uma das maiores promessas do rugby brasileiro atual, com presença constante nas seleções juvenil e adulta, acertando um drop goal para fechar o placar em 25 a 22 e selar a conquista jacareiense.

Segundo o técnico Júlio Faria, “o time mostrou um estilo próprio, com mais velocidade e dinâmica de jogo, já sentindo os efeitos do trabalho iniciado esse ano.” Matheus Cruz também comentou sobre a emoção de ter marcado o ponto do título: “foi uma sensação muito boa; sempre batíamos na trave contra o São José nas finais, mas dessa vez foi diferente. Posso ter feito o ponto da vitória, foi graças ao grupo que não desistiu em nenhum minuto que conseguimos este feito histórico para o clube.” Quem também comentou a conquista foi o capitão dos Jacarés no torneio, Alexandre Alves. “Foi inesquecível trazer este título inédito, batendo na final o São José, na casa deles, que têm um time muito forte, nome e história no rugby brasileiro.”

O Jacareí Rugby é conveniado à Prefeitura de Jacareí e tem patrocínio da CCR NovaDutra, CNA Inglês Definitivo, Plani, Colégio Antônio Afonso, Vale Construir Resende, Aliança Francesa, JP Editora, Restaurante Ceará, Clarity, Clínica Alexandre Mercadante, Sanrad Uniformes de Rugby, Wana Química, Disnacon Cabos Elétricos e Instituto EDP. Para mais informações sobre a equipe, acesse www.jacareirugby.com.br.

 

(Secretaria de Comunicação/PMJ e assessoria do Jacareí Rugby)