Jacareí Rugby é bicampeão da Taça Tupi e volta à elite nacional da modalidade

Escutar áudio do texto
Foto3D_Final Taça Tupi _Rugby
Equipe Jacareí Rugby sagrou-se bicampeão da Taça Tupi – Foto: Divulgação

A temporada 2016 do Jacareí Rugby está chegando ao fim com sucesso. Estádio (Martins Pereira, em São José dos Campos) cheio, torcida empolgada, atletas com grande desempenho, viradas no placar e emoções até o apito final. O Jacareí Rugby sagrou-se bicampeão da Taça Tupi derrotando a forte equipe Poli, no domingo (30), por 14 a 12. Com a conquista da Taça Tupi (o primeiro título veio em 2014), Jacareí é o atual campeão nacional da segunda divisão do Rugby e garantiu acesso direto no Super 8, a elite do esporte.

Matheus Rocha Blade foi escolhido o melhor em campo. A temporada 2016 da categoria adulta já somou a conquista do título Paulista de Sevens e a terceira colocação do Campeonato Paulista de XV.

O vice-campeão da Taça Tupi tem a chance na repescagem contra o penúltimo colocado do Super 8 deste ano. O jogo começou nervoso, com erros dos dois lados. Mas a Poli soube aproveitar uma boa chance logo nos primeiros minutos, e anotou um try não convertido.

Momentos da partida – A adversidade no placar acendeu a torcida e fez com que o time diminuísse a desvantagem ainda no primeiro tempo com um drop goal de Helder Garcia. Assim, a etapa inicial acabou em 5 a 3 para os paulistanos.

Mas no segundo tempo o Jacareí fez valer sua melhor campanha na competição e virou com dois penais de Bruninho Garcia e um try não convertido de Rafael Goes Loirão. A torcida explodiu, com direito a bateria de escola de samba e queima de fogos. Mas como se tratava de uma final, a Poli não se abateu, e diminuiu em try convertido.

O placar então estava em 14 a 12 para Jacareí, que não via a hora de o árbitro apontar o centro de campo. Os adversários vieram para cima dispostos a reverter a situação desfavorável, mas sem sucesso. Lucas Drudi sentiu que o tempo regulamentar já havia se esgotado e chutou a bola para fora, dando início às comemorações dentro do gramado e nas arquibancadas.

Matheus Rocha Blade, escolhido o melhor em campo, comemorou: “a felicidade de ser campeão nacional é muito grande. Estamos com aquela sensação de dever cumprido. Nossa torcida veio até aqui e mereceu que a gente desse o título de presente para eles. Quero ficar em Jacareí e continuar fazendo história nesse clube. Obrigado ao treinador Julio Faria e a todos os companheiros de time”.

O time adulto, após um breve descanso, retorna visando a preparação para o Campeonato Paulista de Sevens. A próxima etapa será neste mês, em São Bernardo do Campo. A Poli enfrenta o Niterói na repescagem e o Band-Saracens foi rebaixado diretamente no Super 8.

Foto1D_Copa da Liga do Vale_ Rugby
Time Adulto B, do Jacareí Rugby, ganha Taça de Prata da Copa da Liga do Vale – Foto: Divulgação


Adulto B ganha Taça de Prata da Copa da Liga do Vale

Como preliminar à final da Taça Tupi entre Jacareí x Poli aconteceu também no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, a Copa da Liga do Vale de Sevens, com clubes do Estado de São Paulo, Litoral Norte e grande São Paulo. O Jacareí participou com o time adulto B e alguns da categoria M19.

Na estreia Jacareí venceu o Iguanas com tranquilidade por 26 a 0, na abertura dos jogos do dia. Depois foram derrotados por 24 a 15 para o Pinda, e por 12 a 10 para a equipe de Ilhabela, nas demais partidas do grupo A. Com a combinação de resultados, se classificaram na segunda colocação da chave para a disputa da Taça Prata (terceiro lugar).

Neste jogo, os jacareienses venceram o Mamutes, time de Lorena, por 12 a 7, ficando com a terceira posição geral. O título foi do Amigos do Bichão, formado pelos organizadores do evento e por parte do time Cruzeiro do Sul, dos veteranos do São José Rugby. Na final eles bateram o Ilhabela por 72 a 0.