Jacareí registra queda de homicídios no primeiro semestre de 2022

Os índices de violência em Jacareí vêm caindo no ranking das cidades mais violentas do Estado de São Paulo. A boa notícia da vez é que a cidade registrou uma queda significativa na taxa de homicídio doloso, no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período dos dois últimos anos.

Em 2022 foram seis ocorrências, quase metade dos registros no mesmo período de 2021, quando os dados estatísticos apontam 11 homicídios. Em comparação com 2020, a redução foi de mais de 100%, quando foram registradas 15 destas ocorrências.

Os números representam a maior queda percentual entre os principais municípios da região, conforme os dados estatísticos divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Ações Efetivas

Para o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio, o diálogo e a troca de experiências entre Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) são fatores que têm contribuído para obter esses resultados. “Outro fator é a criação da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), que tem reforçado a atuação da GCM, que sempre esteve na linha de frente. E, além dessa estrutura de retaguarda, convém ressaltar os investimentos para melhorar os equipamentos e ferramentas com uso da tecnologia, viaturas e valorização do servidor”, pontua o secretário.

Legenda: Viatura da ROMU, que faz patrulhamento diário no município