Jacareí registra queda de 35% no número de homicídios em 2021

Em 2021, houve queda de 35% no número de homicídios em Jacareí. Na comparação com 2020, o número de assassinatos caiu de 34 para 22, alcançando o melhor índice nos últimos 15 anos, conforme dados que foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Já os roubos tiveram redução de 13%, caindo de 513 para 454. Enquanto que o número de furto de veículos também teve uma queda de 9%, sendo que em 2020 foram 506, já em 2021 foram registrados 463 furtos de veículos.

Para o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí, Rafael Júlio, a queda desses índices de criminalidade é resultado da ação integrada das forças de segurança da cidade. “A atuação conjunta desses órgãos, envolvendo planejamento e inteligência, contribuiu para a redução em um terço do número de homicídios no ano de 2021, em Jacareí, em comparação a 2020, alcançando o melhor índice dos últimos 15 anos”, destaca.

Rafael Júlio reforça que “alguns dos fatores predominantes para a obtenção deste resultado foram a ampliação das áreas de patrulhamento pela Guarda Civil Municipal, focando principalmente em bairros afastados que não eram atendidos com frequência pelas forças de segurança, e também a expansão do programa Patrulha Maria da Penha, que visa coibir e proteger mulheres, crianças e idosos de agressores, evitando crimes passionais”.

Redução Contínua

Segundo o secretário, o munícipio tem como objetivo seguir intensificando as ações para reduzir cada vez mais os índices de criminalidade. “Especialmente no combate a furtos, roubos e furtos de veículos, que será o principal foco de 2022, com a intensificação dos trabalhos do Centro de Operações Integradas (COI), que em 2021 foi responsável pela recuperação de mais de 20 veículos roubados, participando também na captura de foragidos da Justiça”, completa.

Outro fator importante para 2022, de acordo com Rafael Júlio, é a integração do COI com as equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da GCM. Estas equipes iniciarão seus trabalhos no primeiro trimestre deste ano. “Esta integração vai aumentar ainda mais a capacidade de resposta para conter crimes contra o patrimônio em nossa cidade”, finaliza o secretário.

Legendas: (1) Vista da região central de Jacareí; (2) COI tem auxiliado as forças de segurança no combate à criminalidade