Jacareí registra diminuição nas faltas em consultas odontológicas

Escutar áudio do texto

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, uma em cada quatro consultas médicas deixa de ser realizada por falta de comparecimento do paciente

O absenteísmo em consultas do município teve queda este ano, em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, a Secretaria de Saúde reitera a importância de o paciente desmarcar a consulta nas unidades de saúde.

No primeiro quadrimestre deste ano, foram registradas 23% de faltas em consultas odontológicas na atenção básica, realizada nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UMSF (Unidade Municipal Saúde da Família). Segundo a pasta, este valor equivale a 18.112 consultas que não foram realizadas por falta de pacientes. No primeiro quadrimestre do ano passado, foram 22.512.

Ainda no primeiro quadrimestre deste ano, o SIM (Sistema Integrado de Medicina), registrou 14% de faltas em consultas. Isso equivale a 5.351 das 38.227 consultas realizadas, 796 consultas a menos do que no ano passado.

Para explicar a queda no absenteísmo este ano, a diretora de Atenção Básica, Marilis Cury, comentou que essa diminuição foi fruto de uma série de ações executadas pela secretaria. “Realizamos ações educativas, focando na importância de cadastros atualizados e mostramos, por meio de quadros nas unidades de saúde, o número de consultas que deixavam de acontecer pela ausência do paciente”, pontuou.

Ainda segundo Marilis, a população pode comunicar a impossibilidade de comparecer pelos telefones das unidades de saúde ou quando a atendente faz contato para confirmar a consulta.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)