Jacareí reduz 51% da mortalidade no trânsito e é destaque em Fórum Estadual

Escutar áudio do texto

No último dia 26 de outubro, cerca de 300 representantes das cidades do Estado de São Paulo, estiveram presentes no II Fórum de Melhores Práticas em Segurança no Trânsito do Governo do Estado em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O evento aconteceu em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes com presença do governador Geraldo Alckmin, para discutir sobre a segurança no trânsito e as práticas utilizadas para sua melhoria.

Na ocasião, apenas dois municípios foram convidados a apresentar suas experiências de sucesso em segurança viária, entre eles, Jacareí. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ONU (Organização das Nações Unidas), lançou a campanha de reduzir em, no mínimo, 50% o número de vítimas no trânsito, em um período de 10 anos. Jacareí, em apenas 10 meses, ultrapassou a meta, reduzindo 51% dos acidentes e mortes no trânsito.

Para que fosse possível alcançar esse objetivo em tão pouco tempo, a pasta realizou diversas ações e concentrou seus esforços na segurança à vida com algumas ações, entre elas, o aumento em 400% em ações educacionais no trânsito; estabeleceu as regras para “Rota de Cargas Pesadas”, a criação do bolsão de segurança para motociclistas; pintura e ampliação da ciclofaixa; implantação de semáforos com temporizador e a volta do estacionamento na rua Barão, com a redução de 88% de acidentes na via devido a diminuição da velocidade máxima.

“Diante dos números alarmantes que encontramos o trânsito da cidade em janeiro, decidimos focar nossos esforços em 2017 na segurança dos nossos cidadãos, ficamos felizes pelo trabalho ter dado certo e termos evitado tantas mortes. No trânsito a vida também deve estar em primeiro lugar e foi uma honra poder compartilhar esta experiência com as demais cidades do estado de São Paulo.”, enfatizou o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes.

Ainda de acordo com a pasta, a média mundial é de 18 mortes em acidentes por 100 mil habitantes. No Brasil, esse número sobe para 19 óbitos a cada 100 mil. Em Jacareí em 2016 foram 24 mortes para 100 mil pessoas. Em 2017, até o final de setembro, esse número teve uma queda significativa, com nove óbitos. Uma diminuição de mais da metade das mortes se comparado com o ano anterior. 

(Luciana Valadares/PMJ – Foto: Alex Brito)