
A Fundação Pró-Lar de Jacareí, em conjunto com a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, concluiu o Estudo Preliminar do Empreendimento ‘Jacareí H’, visando a implantação de 132 unidades, de um total de 250 unidades habitacionais contempladas pelo município.
Este projeto vai reassentar famílias advindas de áreas de risco, com construções de 33 blocos de dois andares, com quatro unidades/bloco, totalizando 132 unidades habitacionais no Jardim Santa Marina, e mais 118 unidades que serão alocadas em uma nova área, que será indicada pelo município.
O empreendimento contará com área de lazer, vagas de estacionamento e arborização. “Toda esta fase do processo está bem adiantada”, segundo informou o presidente da Fundação Pró-Lar, Alexsandro Quadros. Ele continua: “o reassentamento de moradores oriundos de áreas de risco é uma medida crucial para garantir a segurança e o bem-estar dessas famílias, que vivem em locais suscetíveis a desastres naturais, como deslizamentos de terra, enchentes ou erosões”.
“Essa prática envolve a realocação de famílias para áreas seguras, onde possam reconstruir suas vidas longe de perigos iminentes. Em virtude disso, essa demanda do município vem sendo acumulada ao longo desses anos. O reassentamento de moradores de áreas de risco é uma solução complexa, mas necessária, que exige coordenação entre governos, sociedade civil e especialistas”, afirmou Alexsandro Quadros, acrescentando que, para ser efetivo, deve ser realizado de forma planejada, participativa e humanizada, garantindo que as famílias reassentadas tenham condições de reconstruir suas vidas com dignidade e segurança.
Plano de Reassentamento Municipal
O Plano de Reassentamento Municipal para este projeto se pautará em dois eixos principais, que serão:
Eixo nº 1 – Intervenções já realizadas – compreenderá a absorção em política habitacional definitiva dos grupos familiares que foram removidos de áreas de risco e aguardam a realocação, sendo mantidos durante esse período no Programa de Auxílio-Aluguel do município.
Eixo nº 2 – Intervenções a se realizar – compreenderá a população que será afetada em intervenções já mapeadas que se encontram em áreas de risco, em que há impossibilidade de sua regularização.