Jacareí recebe seminário “Por uma Nova Cultura Urbana” da CBIC e Instituto Jaime Lerner

Jacareí foi escolhida para ser a cidade piloto do Seminário “Por uma Nova Cultura Urbana”, organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Instituto Jaime Lerner.

O evento foi realizado nos dias 11 e 12, no EducaMais Jacareí, e contou com a presença do prefeito Izaias Santana, de vereadores, secretários, do diretor do Senai de Jacareí Domingos Gonçalves da Costa Neto, do líder do projeto e coordenador da CBIC, Arthur Motta Parkinson, além de representantes do Instituto Jaime Lerner.

Na abertura do evento, dia 11, na Sala Ariano Suassuna, o prefeito Izaias Santana destacou que este é um momento muito oportuno para a realização deste seminário no município. “Estamos concluindo o projeto de elaboração da LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias) e do Plano Plurianual, para transformar Jacareí na cidade que todos nós queremos”, ressaltou, acrescentando que “para a formação dos princípios e diretrizes é importante o diálogo com a sociedade civil, mas precisa de um referencial teórico. Esse seminário veio na hora certa, para as intervenções futuras na nossa cidade”, disse o prefeito.

Já o líder do projeto falou do histórico da iniciativa e seus objetivos. Enfatizou que “Jacareí é riquíssima, tem alma, tem história e por consequência tem gente. É possível sonhar e colocar nos sonhos a base do que somos. A maior característica desta renovação é garantir a continuidade dos projetos”, falou Parkinson.

O seminário contou ainda com a apresentação do Caderno de Referência e Guia Ilustrado, que serão lançados oficialmente durante o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), de 24 a 26 de maio. A intenção é que as publicações sirvam como um manual orientativo, destinado a auxiliar às cidades na elaboração de um Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE).

O evento teve ainda a apresentação da arquiteta e urbanista Ariadne Daher que falou sobre “A Construção da Visão de Futuro e a Experiência de Curitiba”, e do economista Alberto Paranhos, que falou sobre Implantação e Governança.

No dia 12 foram realizadas as oficinas de trabalho, coordenadas pelo Instituto Jaime Lerner, com a participação de 40 pessoas, entre elas, o prefeito, secretários e diretores da administração municipal.

Jacareí foi selecionada como cidade piloto para a realização deste primeiro Seminário, destinado a sensibilizar as cidades que queiram iniciar o processo de mudança de paradigma no tocante à gestão e desenvolvimento urbanos.

(Marta Fernandes/PMJ com informações da CBIC Foto:Luiz Cepinho)