Jacareí recebe qualificação do Programa Verde Azul pela 1ª vez

Jacareí recebeu, pela primeira vez, a QUALIFICAÇÃO I do Programa Município VerdeAzul (PMVA), conquistando o 180º lugar, de 645 municípios participantes do Estado de São Paulo. A cerimônia foi realizada na quinta-feira (17), em evento virtual, para 200 cidades.

“Em 2015, fomos classificados no 303º lugar, em 2019 em 245º, e, agora, em 2020, conseguimos chegar na 180ª colocação na classificação estadual, o que demonstra planejamento e efetivas ações na busca pela melhoria na qualidade de vida das pessoas de nossa cidade, de forma sustentável, e com olhar voltado para a preservação do meio ambiente”, destacou a secretária de Meio Ambiente de Jacareí, Rossana Vasques.

Em parceria com as prefeituras, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) trabalha a elaboração e a execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos municípios. Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de SP, o PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Sustentável – O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Atualmente, as cidades inscritas participam de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”. Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos.

Legenda: Imagem do Viveiro Municipal “Seo Moura”, em Jacareí­­­­­­­