Jacareí recebe gratuitamente estudo para prevenção de desastres naturais

No início desta semana, Jacareí recebeu uma importante notícia que envolve a prevenção e o monitoramento de áreas de risco, relacionados a desastres naturais no município.

De acordo com a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, por meio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Jacareí receberá gratuitamente junto a outros 25 municípios, o mapeamento de suscetibilidade a movimentos de massa e inundação, atendendo a diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), estabelecida pela Lei Federal 12.608/2012.

O mapeamento se constitui em documentos cartográficos elaborados em atendimento à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil com ações de monitoramento e prevenção a desastres naturais, com foco na orientação territorial em municípios com propensão a deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas.

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues, o último estudo desse porte foi realizado na cidade há mais de dez anos, no ano de 2006. “Esse é um ganho para Jacareí em ações de prevenção a desastres naturais. Com o levantamento será possível atuarmos de maneira muito mais assertiva e rápida em ocorrências deste tipo”, enfatiza.

Ainda de acordo com a pasta, as atividades consistem no acompanhamento a Defesa Civil do município, com visitas a pontos determinados em conjunto com as equipes para a checagem de um pré mapa elaborado pelo IPT.

Todos os documentos cartográficos elaborados pelo instituto, serão entregues à prefeitura de Jacareí.

(Marcio Moura/PMJ – Foto: Arquivo/PMJ)