Jacareí recebe certificado de membro da Rede Global para Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas

Escutar áudio do texto

Jacareí foi a primeira cidade da região a ser contemplada como membro da Rede Global para Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem por objetivo incentivar a criação de ambientes amigáveis para a pessoa idosa, a troca de experiência e apoio entre os municípios que a integram.

Esta rede conta com cerca de 1.500 membros e 844 cidades das Américas, de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Peru, Porto Rico, Estados Unidos e Uruguai. No Brasil, 32 municípios integram a rede, sendo 24 cidades no estado do Paraná, 4 no Rio Grande do Sul, 1 em Santa Catarina, 1 em Minas Gerais e 2 no Estado de São Paulo. 

A adesão à Rede Global é resultado das ações desenvolvidas no Programa 60+ Saudável, que foi lançado no município em 2022, e tem por objetivo fortalecer políticas públicas que integram ações intersetoriais de promoção e mobilização em prol da longevidade com qualidade de vida. As ações do 60+ valorizam a intergeracionalidade, a inclusão, o cuidado integral, visão de futuro, participação social, tradição e cultura.

Todas as informações encaminhadas foram analisadas por uma equipe da OMS em Genebra e, em seguida, pela equipe de Washington, além de várias reuniões de alinhamentos que foram realizadas com a Consultora da OPAS/ OMS no Brasil, Cristina Hoffmann.  Somente após esse processo é que Jacareí foi reconhecida como uma cidade membro desta Rede.

Dessa forma, Jacareí espera promover cada vez mais ações em prol do envelhecimento ativo e saudável, para que a população alcance uma maior longevidade com qualidade de vida e bem-estar, sendo reconhecida como uma cidade que favorece a longevidade.

“Essa conquista reconhece nossos esforços em promover um ambiente inclusivo, fortalecendo políticas públicas para o envelhecimento saudável. Estamos comprometidos em garantir uma maior longevidade com qualidade de vida e bem-estar para nossa população”, afirmou a secretária de Saúde, Rosana Gravena.


LEIA MAIS