Jacareí realiza ‘Pesquisa Origem Destino’ que norteará o crescimento da cidade nos próximos 10 anos

Empresa contratada para o serviço chama-se COMAP, e pesquisadores visitam mais de 500 domicílios, com questionário e identificação

Jacareí está realizando a primeira ‘Pesquisa Origem Destino’ (Pesquisa OD) de sua história, visando determinar de onde e para onde as pessoas se deslocam dentro da cidade, os motivos destas viagens (como trabalho, estudo, lazer), os principais horários de chegada e saída, meios de transporte utilizados e demais itens relacionados.

Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, explica a importância de a população receber os pesquisadores e contribuir com o estudo. “Essa pesquisa é fundamental, para qualquer cidade planejar, com precisão, a sua direção de crescimento, especialmente os desafios de trânsito, e para a boa prestação do serviço de transporte público. Antes, não tínhamos recursos para isso, depois de planejamento e gestão, estamos investindo na construção de um banco de dados que irá impactar positivamente a vida da cidade, nos próximos 10 anos”.

Com estes dados consolidados, diversos cruzamentos serão feitos, respeitando variáveis socioeconômicas como renda, escolaridade e outros. Este detalhamento indica os passos futuros, como os locais que devem receber novas ciclovias, por exemplo, para estimular a mobilidade de bicicleta.

Sobre a COMAP

A COMAP Consultoria é a empresa que está a serviço da Prefeitura de Jacareí para realizar o estudo, previsto no pacote das chamadas obras do CAF, que contam com investimento do Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Os pesquisadores da COMAP visitam os domicílios com identificação à mostra e fazem perguntas sobre como cada habitante realiza os seus deslocamentos pela cidade. São profissionais preparados que, até o final da ‘Pesquisa OD’, terão passado por mais de 500 domicílios.

Em caso de dúvida, o morador pode ligar diretamente para a empresa nos telefones (12) 99641-2935 ou (11) 3231-6060.

Outras Pesquisas da OD

Além da entrevista domiciliar, a ‘Pesquisa Origem e Destino’ conta com mais seis tipos de estudos que ajudam a consolidar os dados de transporte e locomoção do município. São eles: Pesquisa Origem e Destino com uso de Big-Data, que consiste no processamento de dados de telefonia celular com a identificação das origens e destinos das viagens; Pesquisa de Linha de Travessia, mediante contagens volumétricas classificadas em postos localizados estrategicamente dentro do município; Pesquisa de Linha de Contorno, mediante contagens volumétricas classificadas nas rodovias que entram e saem da cidade; Pesquisa de Ocupação Visual, mediante análise visual do fluxo de passageiros do transporte individual e coletivo que passam em postos localizados estrategicamente em Jacareí; Rede de Simulação de Transporte, mediante montagem de rede multimodal de simulação que represente a rede de transporte atual; Matriz Origem e Destino de Viagens,  mediante montagem de matriz origem e destino de viagens ajustada por meio da rede de simulação e das pesquisas realizadas.

Legenda: Vista aérea da cidade de Jacareí, que está passando pela ‘Pesquisa Origem Destino’