Jacareí realiza oficina para a 2ª etapa do projeto ‘Planos da Mata’

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, entra nesta quinta-feira (7), às 9h, na segunda etapa do projeto ‘Planos da Mata’, com a realização da Oficina de Diagnóstico da Construção do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), no NEA Jacareí (Estrada Theófilo Teodoro Resende, 39 – bairro Campo Grande).

O Instituto Suinã venceu o edital da SOS Mata Atlântica e está responsável pela construção do Plano de Jacareí. A meta é a formação de um instrumento fundamental para a proteção da Mata Atlântica, um dos biomas mais importantes do planeta.

Nesta fase, serão apresentadas as contribuições que foram recolhidas nas oficinas prévias e as contribuições populares, que continuam abertas. Todos os gestores públicos, integrantes de Conselhos, sociedade civil e munícipes de Jacareí estão convidados.

“Vamos fazer a diferença contra a mudança do clima e na proteção da Mata Atlântica!”, pedem os organizadores da parceria com o município e responsáveis pela iniciativa, a empresa Suzano S.A e a Fundação SOS Mata Atlântica.

Esforços & Etapas

Todos os esforços conjuntos visam a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA e o fortalecimento do Conselho Municipal de Meio Ambiente, em sua atuação para o monitoramento da implementação do PMMA, durante o período de realização do projeto, iniciado em maio deste ano, até 31 de março de 2023, seguindo as etapas: I. Estruturação e planejamento do projeto; II. Edital de seleção e capacitação das ONGs responsáveis pelo acompanhamento técnico; III. Realização dos processos de elaboração e aprovação do PMMA no município; IV. Acompanhamento público do processo e monitoramento online da implementação do PMMA.

Considerando o interesse da Prefeitura Municipal de Jacareí em realizar o PMMA e a oportunidade do projeto em orientar este processo, fica o município responsável em: • Indicar um representante como interlocutor das ações do projeto na cidade; • Garantir a regularidade das atividades do Conselho Municipal de Meio Ambiente de acordo com seu regulamento; • Disponibilizar informações técnicas sobre o município para apoio à elaboração do instrumento; • Oferecer estrutura virtual da prefeitura (sites, redes sociais etc.) para ampla publicidade do processo, por meio de comunicados produzidos conjuntamente entre a Prefeitura e o projeto, para informar e mobilizar a sociedade sobre as ações realizadas, nos meios oficiais e mídias de comunicação de alcance local.

Legenda: A Oficina de Diagnóstico da Construção do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), será realizada na quinta (7), às 9h, no NEA Jacareí