Jacareí realiza mutirão de cirurgias para diminuir filas de espera

Escutar áudio do texto

A previsão é zerar as filas de espera para cirurgias pediátricas e casos de hérnia; Para cirurgias de vesícula a previsão é diminuir 70% da fila.

A Prefeitura de Jacareí assinou convênio com a Santa Casa de Jacareí e com o Hospital São Francisco de Assis para realização de cirurgias que diminuirão a fila de espera na rede. Foram investidos R$ 800 mil para a realização dos procedimentos.

Essa etapa contemplará cirurgias de vesícula (179), hérnia (85), cirurgias de catarata (400) e cirurgias pediátricas (150), que incluem casos de fimose ou testículos que não estejam na zona escrotal.

As cirurgias pediátricas e de hérnia terão as filas zeradas. As cirurgias de vesícula, que hoje tem uma demanda reprimida de 259 pessoas, terão 70% da fila diminuída.

No total, foram contratados 2.614 procedimentos, o que incluem consultas pré e pós-cirúrgicas, além de procedimentos oftalmológicos específicos para cirurgia de catarata.

“Não conseguimos, infelizmente, resolver toda a demanda reprimida da rede de uma vez só, mas estamos nos esforçando e realizando aquilo que nos comprometemos. Ano passado já realizamos o mutirão de exames e algumas cirurgias de catarata e, neste ano, iniciamos o mutirão de cirurgias”, explica a secretária de Saúde, Rosana Gravena.

Todos os procedimentos estão previstos para serem realizados nos fins de semana ou feriado para que não atrapalhe a agenda regular da Secretaria de Saúde.

“Esses procedimentos diminuirão o tempo de espera para aqueles que entraram na fila mais recentemente e não precisarão ficar anos esperando por uma cirurgia”, conclui Gravena.

A Secretaria de Saúde entrará em contato com os pacientes para agendamento dos procedimentos.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)