Jacareí realiza ‘Dia D de Multivacinação’ para crianças e adolescentes no sábado (7)

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, irá promover, no próximo sábado (7), o ‘Dia D de Multivacinação’. A ação será realizada em todas as unidades de Saúde do município (exceto Pagador Andrade e UBS Central), das 8h às 17h, e tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Seguindo as diretrizes da Campanha Nacional de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, estarão disponíveis, nas Unidades de Saúde, os imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

Importância da Imunização

A atualização da caderneta de vacinação aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

“A queda na vacinação de crianças e adolescentes, em todo o Brasil, é preocupante. A vacinação em massa é fundamental para evitar que doenças já erradicadas voltem a aparecer. As nossas últimas campanhas foram um sucesso, aguardamos que o público compareça também neste sábado”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Queda da Vacinação no Brasil

A queda da cobertura vacinal é uma questão de saúde pública que tem afetado populações de diversos lugares do mundo. No Brasil, teve início em 2012, acentuando-se a partir de 2016, e sendo agravada, ainda mais, pela pandemia de Covid-19.

A baixa cobertura vacinal no país deixa a população infantil exposta a doenças que antes não eram mais uma preocupação, como o sarampo, que foi erradicado em 2016 e, em 2018, voltou para a lista de doenças no Brasil. Além do sarampo, outras doenças que correm o risco de voltar a acometer as crianças são a poliomielite, a meningite, a rubéola e a difteria.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em abril deste ano, no Brasil, quase 26% da população infantil não recebeu nenhuma dose de vacina em 2021. Imunizantes essenciais, como a BCG, a tríplice bacteriana e contra a hepatite B e a poliomielite, estão com taxa de cobertura menores que as médias mundiais.

Legenda: Jacareí realiza ‘Dia D de Multivacinação’ para crianças e adolescentes no sábado (7)


LEIA MAIS