Jacareí realiza concurso “Super Merendeiras”

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza o primeiro Concurso “Super Merendeiras de Jacareí”. Na quarta-feira (14), foi feita a fase de degustação e avaliação pelos jurados, de sete receitas selecionadas, na sede da SHA (Santa Helena Alimentos).

As finalistas foram: Célia Regina Raimundo de Oliveira, da EMEIF Profº Tarcísio Francisco Barbosa, com Lentilha Árabe; Lucilene Silveira de Sousa, da Creche Mariselma Lima Medeiros Cepinho, com Escondidinho de Batata Doce Recheado com Frango; Josiane da Silva, da Creche/EMEI Oswaldo Pires de Oliveira, com o Bolo de Abóbora Mesclado.

O projeto “Super Merendeiras de Jacareí” começou em agosto. A final está marcada para o próximo dia 28, com a presença dos alunos. O evento é organizado pelo setor de Nutrição da Secretaria de Educação de Jacareí, como ação de incentivo a estas profissionais “essenciais entre os atores do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar”, destacou a nutricionista responsável pelo setor, Emily Bezerra Fernandes da Mota.

Educação Alimentar e Nutricional

O PNAE é um programa gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que visa o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial da aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis dos alunos matriculados na Educação Básica das escolas públicas, federais, filantrópicas, comunitárias e confessionais do país, por meio de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período em que permanecem na escola.

“A alimentação escolar deve ser avaliada quanto à aceitabilidade das preparações, sempre que for introduzido no cardápio algum alimento novo ou outras alterações inovadoras dos cardápios praticados frequentemente”, destacou a nutricionista.

Emily também destaca que, diante disso, as merendeiras, cozinheiras da Alimentação Escolar, têm importante papel na garantia da qualidade final dos pratos distribuídos aos alunos, pois são elas que realizam a manipulação de alimentos.

Legenda: Concurso de Super Merendeiras, durante a fase de degustação e de avaliação feitas pelos jurados