Jacareí promove primeira Pré-Conferência da revisão do Plano Diretor

Evento é dedicado à discussão e apresentação de emendas às propostas aprovadas

Jacareí realiza nesta sexta-feira (18), às 18h30, no Plenário da Câmara Municipal, a primeira Pré-Conferência da revisão do Plano Diretor Municipal, evento em que os delegados eleitos irão discutir e apresentar emendas às propostas de alteração, avaliadas e habilitadas durante o período de oficinas.

Nesta sexta, os 255 delegados eleitos irão se reunir para debater as propostas que integram o eixo 1 de discussão, referente a regras de zoneamento, uso e ocupação do solo. Segundo a metodologia desenvolvida pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), as discussões nas Pré-Conferências serão realizadas por temática.

As propostas serão lidas por blocos e, ao final de cada bloco, será aberto espaço para a manifestação dos delegados. Ao final, será questionado também com os delegados, se existe interesse em definir algum destaque para discussão na Conferência da Cidade.

Segundo o coordenador do Conselho Gestor de Revisão e secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio de Souza, o objetivo da separação das propostas por dia é promover uma discussão qualificada sobre cada uma.  “É impossível promover uma boa discussão sobre todos os temas que envolvem o Plano Diretor em um único dia. Por isso, a importância de se promover várias etapas de discussão”, ressalta.

Oficinas

Na quinta (17), cerca de 80 delegados participaram do segundo dia das oficinas de capacitação, promovidas pelos professores da Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Univap. No final, os participantes puderam relembrar os principais temas que envolvem a revisão, como as fases de discussão, os estudos técnicos e o papel do delegado na fase final, antes do encaminhamento do projeto de lei de revisão à Câmara Municipal.

A Conferência da Cidade está marcada para ocorrer em 26 de novembro deste ano, a partir das 9h, no Educamais São João, na Avenida Chiquinha Schurig, 169.

Legenda: Cerca de 80 delegados participaram do segundo dia das oficinas de capacitação