Jacareí promove evento sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Rede Protetiva da Infância e Adolescência, promoveu um evento nesta quarta-feira (18), no Teatro Municipal Ariano Suassuna, para abordar a importância do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A programação contou com uma palestra da coordenadora de projetos da ONG Plan International Brasil, Ana Nery Correia, com o tema: ‘Papo reto contra a violência sexual: o que nós temos a ver com isso?’.

Aproximadamente 300 profissionais da saúde, educação, assistência social, esporte, conselheiros e poder judiciário se reuniram para debater formas de modernizar e tornar ainda mais efetiva a atuação das frentes na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes na cidade. O combate passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar, como escolas, transporte público, entre outros, além de, principalmente, dentro do próprio lar.

Entre os presentes, compareceram a vice-prefeita e secretária de Saúde de Jacareí, Rosana Gravena, a chefe de Gabinete, Patrícia Juliani, a secretária de Educação, Maria Thereza, a dirigente regional de Ensino, Thaianne Bernardino, e a promotora de Justiça Renata Rivitti.

Trabalho em Conjunto

Durante o evento, a vice-prefeita e secretária de Saúde de Jacareí, Rosana Gravena, ressaltou a importância do trabalho conjunto, entre todos os órgãos do Poder Público e a população, para poder combater o abuso sexual de crianças e adolescentes.

“A atuação da Rede Protetiva na cidade é muito importante. As equipes fazem um trabalho incrível, assim como o pessoal do Família Segura. Por meio de outro projeto, o Cidade Saudável, preparamos e capacitamos mais de 800 pessoas, entre servidores de diversas secretarias e apoiadores, para conseguir ter esse olhar mais atento para identificar situações de abuso, porque sabemos que a violência sexual pode acontecer em qualquer ambiente, e o nosso pessoal precisa estar preparado para isso. Essa corrente do bem é uma ferramenta fundamental para conseguirmos combater esse tipo de violência com nossas crianças e adolescentes no município”, explica.

Dados em Jacareí

De acordo com um levantamento feito pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), a Prefeitura de Jacareí atendeu 127 casos de violência sexual de crianças e adolescentes em 2021. Em 76% dos casos, as vítimas são do sexo feminino. Os casos de abuso sexual no município estão em primeiro lugar no ranking das violências cometidas em pessoas de 0 a 17 anos, à frente, inclusive, da violência física.

18 de Maio

A data foi instituída no ano 2000, pela Lei Federal 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli Crespo, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada, morta e carbonizada, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Apresentação

O evento contou também com uma apresentação musical, do MC W5, em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy. O artista cantou cerca de dez músicas, sendo uma delas composta especialmente para o evento, ressaltando a importância do combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Legenda: Ana Nery, coordenadora de projetos da ONG Plan International Brasil, no palco do Teatro Ariano Suassuna, durante palestra sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes