Jacareí promove encontro sobre álcool e drogas

O Educamais Jacareí foi palco, nesta terça-feira (26), de uma extensa programação voltada à prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas, em comemoração ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado no dia 26 de junho.

O evento contou com palestras, rodas de conversas, oficinas e apresentações de ONGs. Tudo isso visando conscientizar e unir sociedade civil e poder público na prevenção ao uso de álcool e drogas.

Andrea Silva, presidente do COMAD (Conselho Municipal Anti Drogas) e uma das organizadoras do evento, afirmou que “a ação de prevenção é fundamental no combate ao uso de entorpecentes”.

Ainda segundo ela, o índice de efetividade da prevenção é muito maior do que oferecer tratamento após o usuário fazer uso de drogas ilícitas.

Os presentes no evento puderam, ainda, participar de uma oficina artística, que ensinava a fazer esculturas com papel. As aulas eram ministradas por usuários do CAPS AD, em recuperação, que estavam expondo algumas de suas obras no hall do Educamais.

Um dos oficineiros, Ronaldo Guedes (42 anos) é usuário do CAPS AD há três anos e explica a importância deste equipamento na sua recuperação. “Sozinho não conseguimos sair das drogas. A ajuda do CAPS foi fundamental na minha recuperação, sou muito grato”, explicou.

Em Jacareí, a Rede Municipal de Saúde conta com um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) 24 horas, na avenida Major Acácio Ferreira, 620, no Jardim Leonídia.

Entre janeiro e maio deste ano foram realizados 9.440 procedimentos a pacientes que frequentam o CAPS-AD do município, entre eles consultas médicas, visitas domiciliares, grupos e oficinas terapêuticas.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)