Jacareí promove ações de conscientização na Semana do Pedestre

Comemorado anualmente em 8 de agosto, o Dia do Pedestre representa um momento de reflexão e alerta na relação entre os muitos meios de transportes e aqueles que se locomovem a pé. Pensando na harmonia do trânsito da cidade e aproveitando a semana subsequente ao dia 8, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, promove, entre 9 e 13 de agosto, a ‘Semana do Pedestre’.

Dentre os muitos pontos de debate, a conscientização sobre a utilização da faixa destinada aos pedestres, as obras espalhadas pela cidade como o prolongamento de calçadas e a instalação de guarda-corpos, e os novos semáforos em pontos estratégicos estão em evidência nesses dias.

O secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes, reforça: “Precisamos de bons exemplos para que os mais jovens cresçam entendendo a importância de atravessar em locais seguros e que o cuidado vai muito além da relação com os carros. Alguns acidentes se dão entre motos e bicicletas que acabam colidindo com pedestre. O espaço é cada vez mais compartilhado e cada um tem que respeitar o espaço do outro”, disse.

A ‘Semana do Pedestre’ acontece num momento importante, com o aumento de fluxo de pessoas com a volta às aulas presenciais na cidade. Nos últimos anos, Jacareí vem tendo queda significativa nos acidentes em relação a pedestres e a meta é reduzir ainda mais esses dados. Em 2016, foram seis óbitos. Em 2020, um.

Travessia Segura

Serão realizadas diversas ações nas principais faixas de pedestre de Jacareí, com agentes da mobilidade urbana espalhados por toda cidade, conversando e orientando a população. O foco principal é a conscientização, com respaldo da unidade de educação para o trânsito.

Legenda: Prolongamento de calçada na rua Luiz Simon, no centro de Jacareí