Jacareí pauta políticas públicas para a população LGBTQIA+

Escutar áudio do texto

A Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos de Jacareí, destacando a data de 17 de maio, que é o Dia Internacional Contra a Homofobia, informa que começará este ano a pautar políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+.

“É importante registrar que estamos fazendo escutas qualificadas, ouvindo os grupos, para que, juntos, possamos dar passos firmes e assertivos no combate à discriminação e com um olhar atento à seguridade de direitos, oportunidades e segurança”, destacou a subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos, Girlaine Dias.

Neste dia 17, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. “Há 32 anos, a decisão da OMS fez este avanço importante no combate à discriminação. O Brasil tem tristes números sobre a violência contra homossexuais. A cada hora, uma pessoa LGBTQIA+ é vítima de agressão física no país, de acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca a subsecretária.

No Brasil, em 2020, foram assassinadas 175 pessoas transexuais, de acordo com levantamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). O número representa um aumento de 29% em relação às 124 mortes registradas em 2019. A média é de um assassinato de transexual a cada 48 horas no país.

Para membros do grupo de estudantes universitários Senta Escuta Doc, que propõe conteúdo informativo voltado ao público LGBTQIA+ (@sentaescutadoc), “é alarmante pensarmos que a data de hoje se refere ao dia em que, 32 anos atrás, deixamos de ser considerados ‘doença’ pelo fato de nos relacionarmos com pessoas que amamos”.

“Desde então, foram conquistados diversos direitos em prol da comunidade LGBTQIA+, mas as cicatrizes sociais permanecem e fazem com que, em todos os dias, seja necessário colocar nossos direitos em prática, para que continuemos a luta com muito amor”, afirmam os integrantes do grupo.

A Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos de Jacareí divulga os telefones para denúncias:

Ouvidoria da Secretaria de Justiça e Cidadania de SP – das 10h às 17h – (011) 3291- 2621/ 3291 -2624

Disque Direitos Humanos – 100

Legenda: 17 de maio é uma oportunidade para a organização de atividades que promovam e apoiem a igualdade de direitos dos homossexuais e da comunidade LGBTQIA+