Jacareí lança programa “Esse Rio É Meu”

Com o objetivo de motivar e mobilizar as escolas a trabalharem pela recuperação e preservação do Rio Paraíba, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou na última terça-feira (14) o projeto/2024 “Jacareí Cientific@ndo ODS – Esse Rio é Meu”.

Para a implantação do programa, foi assinado um Termo de Cooperação entre a prefeitura e a OSCIP Planetapontocom, confirmando a ação educativa, ao longo de dois anos letivos. Durante o evento, a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino destacou que este projeto vem ao encontro com todos os programas em rede já realizados desde 2017.

“Nossos projetos são sempre baseados em ações reais do dia a dia, alinhavando o Currículo Paulista”, afirmou. Segundo ela, o Jacareí Cientific@ndo ODS – Esse Rio é Meu, “amarra os conhecimentos com a questão hídrica e o projeto Renascentes, que já existe no município”. Enfatizou também a parceria com o SAAE e a Secretaria de Meio Ambiente, além da Planetapontocom e as empresas, como a Ardagh.

Já a representante da Planetapontocom, Silvana Gontijo, parabenizou o município pela organização do programa em tão pouco tempo. “Mostra que é uma prefeitura afinada, com uma equipe colaborativa, que pode conseguir ótimos resultados”. Silvana apresentou para o público presente, as experiências já realizadas do programa, em outros municípios, por meio de slides. Ressaltou o bom trabalho que vem sendo feito pela Educação e Meio Ambiente na gestão municipal.

Objetivo do programa

O objetivo geral do programa “Jacareí Cientific@ndo ODS – Esse Rio é Meu” é impactar todas as escolas da rede municipal mobilizando gestores e docentes para inovar metodologicamente, ressignificando a experiência educativa através do aprendizado baseado na solução de problemas e, ao mesmo tempo, conscientizar e mobilizar estudantes, educadores, famílias e moradores do território a promover a recuperação e preservação do Rio Paraíba.

A partir de visitas à bacia, aulas vivas e pesquisas para conhecerem as condições socioambientais do rio e do território, professores e alunos irão refletir sobre o papel de cada um na recuperação, como protagonistas na transformação da realidade.

A intenção é levar a sociedade de Jacareí a transformar o município em uma cidade brasileira de referência, ao ter seus corpos d’água recuperados a partir da ação de suas escolas.

Legenda: Assinatura do Termo de Cooperação entre a prefeitura e a OSCIP Planetapontocom