Jacareí intensifica vacinação contra pólio e sarampo neste sábado (1º)

Escutar áudio do texto

No mesmo esquema do ‘Dia D’, o objetivo da Secretaria de Saúde é ampliar o número de vacinados 

A poliomielite e o sarampo são doenças que podem levar à morte, principalmente de crianças. Antes erradicadas, elas voltam a preocupar com o registro de novos casos no Brasil. No entanto, a baixa procura pela vacina deixa em alerta toda a população.

A única proteção contra essas doenças é a vacinação. Por isso, neste sábado (1), a Secretaria de Saúde de Jacareí realiza mais um ‘Dia D’ e a imunização estará disponível em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h. O público- alvo são crianças de 0 a 5 anos incompletos, independente da situação vacinal.

Números – A Secretaria de Saúde registrou, até essa segunda-feira (27), 13.128 vacinas aplicadas contra poliomielite e sarampo. Deste montante, 6.651 foram de poliomielite e 6.477 doses foram contra o sarampo. Com esses dados, a pasta alcançou aproximadamente 57% da meta vacinal prevista para o município.

A estratégia é feita em parceria com o Governo Federal, com o objetivo de manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da doença, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola.

Riscos – O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus transmitido por meio de espirros ou secreção de uma pessoa infectada a outra. Os sinais mais comuns de infecção são manchas vermelhas pelo corpo, irritação dos olhos, tosse persistente, corrimento do nariz, mal-estar e manchas brancas na região interna da boca. Em casos mais graves, é comum o paciente apresentar sintomas como pneumonia, conjuntivite, febre, convulsões, entre outras decorrências que podem levar à morte.

No caso da poliomielite, que pode causar a paralisia e até mesmo a morte, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que a doença nem sempre manifesta sintomas. Quando eles se manifestam, são dores na cabeça ou na garganta, mal-estar, vômito, dor nas costas ou rigidez muscular (principalmente nos membros inferiores). Normalmente, o vírus da pólio é transmitido em locais que não possuem saneamento básico e condições de higiene precárias.

Unidades de Saúde: Atualmente, Jacareí possui 18 unidades de saúde, entre UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e UMSF’s (Unidades Municipais de Saúde da Família). A lista com endereços e telefones de contato pode ser encontrada no site da Prefeitura de Jacareí.

(Guilherme Mendicelli e Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)