Jacareí inicia vacinação de gestantes contra o vírus da bronquiolite a partir desta quarta-feira (10)

Escutar áudio do texto

Imunizante, ofertado pelo SUS, visa proteger recém-nascidos contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa da doença

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta quarta-feira (10), em todas as unidades de saúde, a campanha de vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o principal agente causador da bronquiolite em bebês.

A imunização é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e tem como objetivo a prevenção de casos graves de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos.

“Jacareí recebeu inicialmente 705 doses para esta campanha e estimamos que aproximadamente 495 gestantes estão aptas a receber o imunizante no município. A meta municipal, alinhada com o Ministério da Saúde, é vacinar 80% do público-alvo, protegendo nossas crianças e diminuindo os riscos de internação”, disse a secretária de Saúde, Aguida Fernandes.

Locais e Horários de Vacinação

As doses podem ser encontradas em todas as Unidades Municipais de Saúde da Família (UMSFs), com a opção de horário ampliado, das 8h às 18h, em quatro delas: 

  • UMSF Cidade Salvador – Rua Cruzeiro, 365.
  • UMSF Jardim das Indústrias – Rua Anésia Ruston, 507.
  • UMSF Parque Santo Antônio – Praça Luiz Sipulio Filho, s/nº.
  • UMSF Santa Cruz dos Lázaros – Av. Maria Augusta Fagundes Gomes, 1055.

Nas demais, o atendimento para vacinação é realizado das 8h às 16h.

Proteção que começa na gestação

A vacina contra a bronquiolite em grávidas funciona por meio da imunização passiva: a mãe produz anticorpos contra o vírus, que são transferidos ao bebê pelo cordão umbilical. Assim, a criança já nasce com uma proteção temporária, mas altamente eficaz, contra o VSR.

A vacina foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante e deve ser aplicado a partir da 28ª semana de gestação, garantindo proteção aos bebês nos primeiros meses de vida.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da adesão das gestantes à campanha para garantir a proteção dos bebês nos momentos mais vulneráveis de suas vidas.