Jacareí inicia quarta fase do Projeto Rotas Acessíveis, que prevê a construção de 6,1 km em calçadas seguras

A Prefeitura de Jacareí tem realizado diversas obras para tornar as vias da cidade mais inclusivas e acessíveis. O Projeto Rotas Acessíveis é o principal programa neste sentido, com investimento que supera R$ 1 milhão em reformas e vem avançado trecho a trecho. A meta é entregar seis quilômetros de calçadas seguras, ainda em 2023.

Neste momento, os trabalhos se concentram na quarta fase, no entorno do Cepac, o tradicional centro de diagnósticos que auxilia diversos moradores da cidade. “O alargamento e reconstrução de 100% das calçadas que ligam o Cepac aos pontos de ônibus estão em execução. É uma reivindicação antiga dos familiares atendidos na entidade e mais um passo para tornar Jacareí cada vez mais inclusiva”, explica Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí

Confira, a seguir, as quatro fases do Projeto Rotas Acessíveis até o momento:

Fase 1 – Região da Rua Dom Pedro ll e trecho da Avenida Major Acácio, na região central.

Fase 2 – Entre o SIM, o Serviço Integrado de Medicina, e o início da Rua Luiz Simon, no Jardim Paraíba.

Fase 3 – Toda a extensão da Rua Luiz Simon, que reúne praças, comércios, laboratórios, farmácias e órgãos municipais.

Fase 4 – 100% de calçadas acessíveis das calçadas que ligam o Cepac aos pontos de ônibus, pelas ruas Geraldo Magela e Caçapava, na Vila Zezé.

Histórico

O Projeto Rotas Acessíveis representa o maior avanço de acessibilidade da história de Jacareí.  Segundo dados do IBGE, a média de calçadas acessíveis nos munícipios do Brasil é de 4%, em vias urbanas. Jacareí já adaptou e entregou 9% de suas calçadas e, até o fim de 2023, a previsão é alcançar 32% de calçadas acessíveis na região central. Os trechos escolhidos e adaptados foram definidos em parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Dentre as melhorias, as calçadas recebem pintura azul em suas guias, identificando-as como uma rota acessível. E, para atender os padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), são instalados pisos táteis direcionais para pessoas de baixa visão, rampas para cadeirantes e adequações necessárias, para atender pessoas com mobilidade reduzida e idosos.

Legenda: Jacareí inicia 4ª fase do Projeto Rotas Acessíveis