Jacareí inicia processo licitatório para elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana

O município de Jacareí está dando os primeiros passos para a elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana, que tem como objetivo melhorar a qualidade da paisagem, diminuir as mudanças climáticas e aumentar a satisfação da população.

O Aviso de Licitação de tomada de preços, para a contratação da empresa especializada que irá elaborar o Plano, foi publicado no último Boletim Oficial do Município, do dia 17 de fevereiro. A iniciativa será realizada com recursos provenientes do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, com a orientação da Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, e deverá incluir toda a extensão urbana do município.

O Plano Municipal de Arborização Urbana está alinhado aos objetivos do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí (PRODUS), que tem como meta fomentar o desenvolvimento humano, social, econômico e urbano da cidade por meio de um conjunto de intervenções urbanísticas voltadas para as áreas de infraestrutura, meio ambiente, mobilidade urbana e patrimônio histórico, arquitetônico e cultural de Jacareí.

“A arborização urbana é uma medida importante para o controle de alterações climáticas, como a ilha de calor e a inversão térmica, que afetam diretamente a qualidade de vida da população. Além disso, a arborização ajuda a amenizar a temperatura, aumentar a umidade relativa do ar, melhorar a qualidade do ar e diminuir a poluição sonora”, destaca o secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio.

Produs

O PRODUS é um conjunto de estudos, obras e projetos que conta com recursos do CAF, com o objetivo de promover um modelo de desenvolvimento sustentável por meio de crédito, recursos não reembolsáveis e apoio na estruturação técnica e financeira, nos setores público e privado na América Latina.

Legenda: Abertura de licitação do Plano Municipal de Arborização Urbana foi publicado no último Boletim Oficial