Jacareí inicia atualização do Plano Municipal de Turismo

O desenvolvimento do turismo em Jacareí foi tema de uma audiência pública, promovida pela Prefeitura e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), na noite de terça-feira (6), na Câmara Municipal. O evento contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre elas membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), vereadores e representantes da comunidade local.

A audiência, conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Arildo Batista, e pelo diretor de Turismo, Agenor Netho, destacou a importância da atualização do Plano Municipal de Turismo que é o documento que apresenta diretrizes e um conjunto integrado de ações para o desenvolvimento do turismo no município.

A presidente do COMTUR, Rosina Moliterno, fez uma apresentação elucidativa do plano vigente, ressaltando todo o potencial turístico de Jacareí. Na audiência, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentou as pesquisas realizadas ao longo do ano de 2023, com informações importantes sobre as tendências e necessidades do setor turístico local.

A reunião contou também com a participação de Diogo Rosa, professor e coordenador de cursos da Faculdade Anhanguera, e da professora Gracila Maria Grecco Manfré.

Rosa enfatizou a relevância da parceria entre a Prefeitura, COMTUR e o meio acadêmico. Já a professora Manfré discorreu sobre a importância do turismo na sociedade, destacando seu papel crucial no desenvolvimento econômico e cultural da região.

Após as apresentações, o público presente teve a oportunidade de expressar sugestões e opiniões. As propostas coletadas serão submetidas ao COMTUR para avaliação e votação, determinando sua inclusão ou não no plano.

“O Plano atualizado será enviado para análise e aprovação final do COMTUR e, subsequentemente, encaminhado à Câmara Municipal para votação. A colaboração da comunidade é muito importante para garantir um plano de turismo robusto e alinhado com as expectativas e necessidades locais”, destaca o secretário, Arildo Batista.

Como contribuir

Para aqueles que não puderam participar da audiência, mas desejam contribuir para a atualização do Plano Municipal de Turismo, podem enviar sugestões, até o final de janeiro, pelo e-mail [email protected].br.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jacareí pelo telefone (12) 3955-9177 ou e-mail [email protected]r.

Legenda: Audiência pública do Plano Municipal de Turismo de Jacareí