Jacareí inaugura a primeira Área de Proteção ao Ciclismo (APC) da cidade, na Avenida Harold Barnsley Holland

Pedalada de três horas, aberta ao público, celebra novo espaço, que tem pintura, sinalização e segurança para os ciclistas

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, com a colaboração da União Ciclística de Jacareí, inaugura neste domingo (23) a primeira Área de Proteção ao Ciclismo (APC), da cidade. Na prática, trata-se de um espaço seguro e devidamente sinalizado para que ciclistas amadores e profissionais possam realizar a atividade.

Em Jacareí, a área escolhida fica na Avenida Harold Barnsley Holland, conhecida como Avenida da Chery, e atende a estudos técnicos e, também, à indicação dos próprios praticantes, por ter menor tráfego no horário noturno, em que o treinamento é intenso.

“Garantir locais seguros para os cidadãos ciclistas é trabalho que estamos vencendo dia a dia. Com a nossa primeira APC, conseguimos resolver a questão do uso esportivo inseguro na Avenida Davi Lino e a criação de um espaço adequado construído em conjunto com nossos atletas”, disse Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.

A SEMOB instalou tachões e 37 placas, por meio de sinalização vertical, indicando a área de treinamento de ciclismo, velocidades e trechos de atenção aos pedestres na avenida. Também foram pintados mais de mil e cem metros quadrados de faixas, incluindo aquelas de treinamento de ciclismo. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí realizou a limpeza do local e passa a cuidar desta manutenção; enquanto a Secretaria de Infraestrutura realizou Operação Tapa-Buraco, além do apoio da Guarda Civil Municipal de Jacareí, que patrulha a região e faz estacionamento preventivo, com viaturas, no horário de treino.

Pedalada!

Neste domingo, celebrando a entrega do novo espaço, acontece um evento proposto pela União Ciclística de Jacareí, com concentração às 7h30 e largada às 8h da manhã. Serão 3 horas de “rolê”, em que cada um poderá ditar o próprio ritmo, buscando conseguir rodar por três horas. Não existe distinção entre modalidade de ciclismo nesta atividade. Quem puder levar um quilo de alimento não perecível, contribuirá com quem precisa, por meio de arrecadação solidária.

Legenda: Área de Proteção ao Ciclismo (APC), de Jacareí, na Avenida Harold Barnsley, conhecida como Avenida da Chery