Jacareí inaugura Memorial dos Prefeitos com presença de homenageados

A democracia foi a grande homenageada na manhã desta segunda-feira (04.04), durante a inauguração do Memorial dos Prefeitos de Jacareí. A exposição permanente evidencia a memória de intendentes, interventores e prefeitos do município, desde a Proclamação da República (1889), possibilitando ao público conferir a relação dessas figuras com a história da cidade, não apenas pelas denominações de ruas, praças e escolas.

O evento, que fez parte das comemorações dos 370 anos da cidade, contou com a presença de autoridades locais, entre elas: ex-prefeitos, ex-deputados, vereadores e da jornalista Eloisa Nascimento (que contribuiu, junto a outros profissionais, com o conteúdo da exposição). São poucos os monumentos que resgatam a memória política da cidade e o memorial é um meio de resgatar e manter viva a história do município. O conteúdo da exposição também está em formato digital: há um QR Code que está aberto e permite atualização constante.

A exposição também destaca os três deputados que foram eleitos e são homenageados no memorial: Luiz Benedicto Máximo, com mandato estadual (1979 – 1987) e federal (1993 – 1998); deputados estaduais Malek Assad (1979 – 1983) e Marco Aurélio de Souza (2011 – 2014).

Democracia

O ex-deputado Luiz Máximo também elogiou a criação do memorial. “Parabéns pela ideia de fazer uma homenagem a todos os prefeitos de Jacareí, sem fazer exceção de pessoas, que talvez tenham seguido por caminhos diversos, e até conflitantes cometendo erros, porque todos erram, mas tendo como objetivo o bem comum”.

Já os ex-prefeitos Marco Aurélio de Souza e Hamilton Mota agradeceram o convite e também reforçaram a importância do espaço como um local que valoriza a democracia. “Esse memorial serve para mostrar o quanto a política é importante na vida das pessoas. Vivemos um tempo em que muitas pessoas estão sendo levadas a acreditar que na política só tem coisa do mal. A união de todos nós representa o sim pela democracia, que foi conquistada com tanta luta”, disse Marco Aurélio.

Hamilton lembrou os 370 anos da cidade e também parabenizou o atual prefeito pela iniciativa. “É um sinal de fortaleza. Estamos em campos políticos diferentes, mas não devemos fazer política agredindo as pessoas. Este memorial representa um ambiente de civilidade, onde os diferentes podem conviver no mesmo espaço”, ressaltou.

O ex-prefeito Benedicto Sérgio Lencioni, que é historiador, lembrou que, em sua história política, a cidade “experimentou” o regime parlamentar. “Tivemos presidentes da Câmara que eram chefes do executivo. Mesmo depois da Proclamação da República, esse regime continuou por um tempo”, recordou.

Malek e Thelmo

Duas ex-primeiras damas, Delma Assad e Sonia Bonanno, também estiveram presentes na inauguração, representando os ex-prefeitos, já falecidos, Malek Assad e Thelmo de Almeida Cruz.

Serviço – Memorial de Prefeitos

Aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h, no térreo do Paço Municipal de Jacareí (Praça dos Três Poderes, 73, Centro). Acesso gratuito.