Jacareí ganha nova UPA infantil com 25 leitos

No dia em que comemora 365 anos, Jacareí ganha a nova UPA Infantil (Unidade de Pronto Atendimento). A cerimônia de inauguração foi realizada na manhã desta segunda-feira (3), com a presença de, aproximadamente, 400 pessoas, entre elas o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, o vice prefeito, Edgard Sasaki, o deputado federal, Eduardo Cury (PSDB), os deputados estaduais Hélio Nishimoto (PSDB) e André do Prado (PR), secretários municipais e vereadores.
A UPA ‘Dr. Thelmo de Almeida Cruz’ está localizada na avenida Davi Lino, próxima ao Parque da Cidade, e passará a funcionar, a partir de desta terça-feira (4), 24 horas por dia, oferecendo serviços de pronto atendimento médico e emergência em pediatria (crianças de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias). Futuramente, a administração pretende expandir para o atendimento adulto.
A unidade contará com 25 leitos, sendo dez para observação, dois para casos de urgência, um para isolamento e 12 leitos para medicação. Além de contar com sala de raio x, laboratório clínico, uma UTI Móvel para urgências e emergências e toda estrutura para o atendimento e acolhida à população. Caso o paciente precise ser internado ou o caso se agrave, ele será transferido para um hospital de retaguarda no município.
A nova UPA será administrada pela Organização Social (OS) Sociedade Beneficente Caminho de Damasco, que venceu chamamento público e fará gestão plena da unidade, sendo responsável por toda gestão de funcionários, contratação de médicos, manutenção de equipamentos, compra de materiais e medicamentos e todas as outras necessidades para oferecer um atendimento de qualidade à população. O contrato com a entidade é no valor de R$ 13.670.000,00 (treze milhões e seiscentos e setenta mil reais) e tem duração de 12 meses, com a possibilidade de renovação por outros 60 meses.
Em seu discurso, o prefeito de Jacareí, Izaias Santana enalteceu o apoio da equipe envolvida e da Organização Social Caminho de Damasco, ‘que não mediram esforços para colocar o prédio em funcionamento’. “Tínhamos o prédio, mas não tínhamos dinheiro para equipá-lo e como governar é fazer escolhas, priorizamos o investimento na saúde, com foco nas crianças que precisam e merecem um atendimento digno e de qualidade. Obrigada a todos pela seriedade e profissionalismo “, destaca.
A secretária de Saúde, Rosana Gravena destacou as ações que estão sendo feitas para a melhoria da saúde no município. “Desde que assumimos, nossa prioridade é abastecer os postos de saúde com remédios e regularizar a situação dos exames. Agora, estamos colocando esse prédio público para funcionar graças ao empenho do prefeito Izaias Santana que fez um trabalho excepcional para garantir o orçamento para o funcionamento da UPA, com equipamentos de melhor qualidade e um corpo técnico de primeira”, finaliza.
A UPA infantil localizada na avenida Senador Joaquim Miguel de Siqueira, na região central, será desativada nesta terça-feira (4). A equipe da Secretaria de Saúde ainda estuda o que fará com o prédio, que deverá ser um novo aparelho de saúde do município.
A construção da nova UPA recebeu investimento de R$ 15.600.000,00 e os gastos para equipar o hospital ficaram em R$ 1.229.000,00.
A unidade tem quatro mil metros quadrados de área construída e está localizada em um terreno de seis mil metros quadrados.

(Diretoria de Jornalismo/PMJ – Fotos: Luiz Cepinho/PMJ)