Redução de mortes violentas acompanha aumento de medidas de combate à criminalidade no município

O município de Jacareí atingiu, em 2025, o menor índice de criminalidade da série histórica da Secretaria de Segurança Pública, do Governo do Estado de São Paulo. Os resultados do ano incluem, ainda, o segundo menor número anual de vítimas de homicídio desde que o levantamento passou a ser realizado, em 2001.
No total, foram 13 vítimas de homicídios ao longo de todo o ano passado na cidade. O único ano com menos registros foi 2022, quando foram 12 homicídios.
Redução da criminalidade
Já em relação a outros tipos de crimes, 2025 registrou o menor índice total desde o início da série histórica, com 3.213 casos. A análise leva em consideração a soma dos crimes de roubos, roubos de veículo, roubos de carga, roubos a banco, furtos, furtos de veículo, vítimas de homicídios, vítimas de latrocínios, lesão corporal dolosa, tentativa de homicídio e total de estupros.
Entre as principais reduções entre 2024 e 2025, destaca-se o roubo de veículos – de 83 para 47 – além do total de roubos, que passou de 322 para 242.
Investimentos
Os bons resultados obtidos no último ano acompanham uma série de investimentos e iniciativas da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão. Entre elas, o COI 2.0 com cerca de 200 câmeras de monitoramento e interface com o programa “Muralha Paulista”, além da criação do programa “Cidade Segura” para integração com demais forças de segurança.
“Entendemos que, entre os fatores, os resultados sejam reflexo do trabalho sério que a nossa equipe realiza diariamente. Temos um compromisso com a ampliação de políticas públicas de segurança, em fortalecer a prevenção e trabalhar de forma integrada para construir uma sociedade mais segura e justa para todos”, afirmou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio.
