Empresas e prestadores de serviços cadastrados terão direito a benefícios, como linhas de créditos especiais, além da certificação adequada para receber visitantes durante a pandemia

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jacareí, por meio da Diretoria de Turismo e parceria do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), está realizando uma campanha para incentivar os estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos a aderir ao Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) e obter o Selo de Turismo Responsável.

Desde 2017, a cidade vem atuando para posicionar o turismo também como um fator de desenvolvimento econômico. Com o título de ‘Município de Interesse Turístico’, recebido em 2018 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura, junto com o Comtur, vem assegurando o desenvolvimento do setor, principalmente em um momento afetado pela pandemia da Covid-19.

“Para o setor continuar evoluindo, é necessário certificar que os prestadores de serviços turísticos em nossa cidade tenham o Cadastur e o Selo Turismo Responsável, que pode ser feito de forma prática, pela internet, e é gratuito”, explicou a diretora de Turismo de Jacareí, Maria Rita Dabkiewicz.

Aqueles que realizarem o cadastro terão maior visibilidade e segurança para turistas que procuram por prestadores regularizados no site do Cadastur, além de apoio e oportunidades de negócios, como acesso a programas e projetos do Ministério do Turismo, incluindo cursos de qualificação e apoio em feiras e eventos, além de acesso a financiamentos exclusivos por meio de bancos oficiais. Esse cadastro deve ser feito diretamente pelo site do Ministério do Turismo. Atualmente, a cidade tem 37 estabelecimentos cadastrados.

Selo e Incentivo

Já o Selo de Turismo Responsável é um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.

Para ter acesso ao selo, as empresas e os guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur. Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades. Para obter este selo, também é necessário fazer o cadastro no site do Ministério do Turismo.

Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com a Diretoria de Turismo de Jacareí, pelo telefone 3955-9177 ou e-mail: [email protected].

Legenda: Jacareí faz campanha para incentivar estabelecimentos do turismo a obter Cadastur e o Selo do Turismo Responsável