Jacareí está entre as cidades que melhor fiscalizam o transporte público

Escutar áudio do texto

Programa AcessoCidades ouviu 87 municípios. Jacareí é selecionada entre as 10 para a fase de entrevistas qualitativas, pelos bons programas que executa

Iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Brasil, com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confocos), da Espanha, e com a Associazione Nazionale Comuni Italiani (ANCI), da Itália, e financiamento da União Europeia, o programa AcessoCidades tem o objetivo de capacitar gestores e técnicos sobre o uso e abertura de dados para a gestão do transporte público.

A inciativa está em execução desde 2021 e ouviu 87 municípios com relação ao nível de controle de dados do transporte. A partir das respostas recebidas, apenas 10 destas cidades foram selecionadas para aprofundamento de dados com a coordenadoria de Monitoramento e Avaliação do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), incluindo Jacareí pelos bons programas neste sentido, ao lado de grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

“Fazer o transporte público da cidade funcionar melhor, passa, obrigatoriamente, por um trabalho eficiente de controle de qualidade e fiscalização da operadora que presta o serviço. Desde 2017, estamos empenhados diariamente nisso. Ver Jacareí reconhecida, por órgãos nacionais e internacionais, é um resultado que nos motiva ainda mais a seguirmos firmes neste caminho”, explica Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.

O programa trabalha no médio prazo e as atividades serão desenvolvidas até 2023, divididas em quatro eixos de atuação: governança; diagnóstico e capacitação; planejamento e viabilização de boas práticas; e engajamento.

Capacitação

A equipe da Diretoria de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí vem participando ativamente dos encontros e oficinas propostos pelo Programa AcessoCidades, por meio de programa de capacitação, desenvolvido em parceria com o ITDP Brasil, referência na sistematização de dados e capacitação de técnicos e gestores em temas relacionados à mobilidade urbana sustentável.

Neste mês de agosto, mais uma etapa do projeto está acontecendo com os 62 municípios mais engajados no programa, com 11 oficinas, divididas em dois módulos, propiciando elementos teóricos e técnicos, visando melhorar a gestão dos dados do sistema de transporte de Jacareí.

Legenda: Jacareí está entre as cidades que melhor fiscalizam o transporte público