Jacareí elege conselheiros em evento que comemorou 16 anos do OP

Fotos9V__Op_Posse dos Delegados
Delegados e suplentes escolhidos acompanharam evento que comemorou 16 anos de OP (Orçamento Participativo) em Jacareí – Foto: Valter Pereira/PMJ

Os 16 anos de OP (Orçamento Participativo) e os avanços nos serviços e atração de investimentos norteou o encontro municipal de delegados que a Prefeitura promoveu na manhã do último sábado (21) no EducaMais Jacareí.

O público formado por mais de 250 pessoas, a maioria de lideranças de bairros, pode assistir à apresentação de imagens e números que traçaram um perfil da cidade nos últimos 16 anos, período de implantação do OP.

O gráfico destacou ainda o avanço na área de infraestrutura como a ampliação do atendimento de água para 99% da população e de 96% de esgoto.

O avanço dos serviços também foi destacado pelo prefeito Hamilton Mota, que está completando o último ano do seu segundo mandato. Segundo o prefeito, em 2001, a cidade tinha 91% dos bairros sem asfalto. “Hoje a situação é inversa, temos 10% das vias dos bairros para serem pavimentadas”, comparou.

O prefeito comentou que, se no início do OP havia uma grande demanda por pavimentação e abastecimento de água e esgoto, a necessidade nessas áreas se alterou. “Nós tínhamos outro ‘desenho’ da cidade, com uma demanda gigantesca por infraestrutura. Mas conforme fomos atendendo, essa demanda diminuiu, entretanto a cidade vai crescendo e vem surgindo outras necessidades”.

Hamilton lembrou, que a crise que o País atravessa refletiu na arrecadação do município e afetou a realização de obras e serviços. “Com a queda da receita, não podemos concluir o asfalto do Parque dos Príncipes e Jardim Paraíso. É uma situação difícil, mas temos de lidar com isso”, lamentou.

E finalizou destacando a “importância” da participação popular: “Por isso, a razão do OP existir, para que a população possa participar junto com o governo na administração da cidade. Eu acredito na coletividade, juntos somos capazes de nos entender e construir melhores caminhos”.

Fotos7V__Op_Posse dos Delegados
Encontro municipal de delegados reuniu delegados titulares e suplentes que participaram da eleição dos conselheiros por região – Foto: Valter Pereira/PMJ

Conselheiros
– O evento no EducaMais Jacareí reuniu 88 delegados titulares e 77 suplentes que participaram da eleição dos conselheiros por região. O engenheiro ambiental, Elber Marino Ferreira Faria, acompanha o OP desde a sua instituição e já foi eleito conselheiro por duas vezes. A primeira vez foi eleito pelo bairro Jardim Olímpia e hoje representa a região sul. Ele afirma que “acredita” na participação popular. “Antes eu representava o meu bairro. Agora não posso agir apenas pelo meu bairro mas por toda a região”, destacou.

Os conselheiros eleitos são: Região Leste – Adilson dos Santos Gusmão, Alice Alves Cabral, Gilvanha de Oliveira. Região Central – Adilson Domiciano de Jesus e David Messias da Rocha. Região Sudoeste – Silvana Aparecida dos Santos Rodrigues e Eronilde Lopes Martins. Região Sul – Elber Marino Faria, Maria Helena Siqueira Martins, Gisele Santos Vitorino. Região Oeste – João Aguiar Medeiros; Benedito Mariano de Moraes; Willian Roberto de Souza. Região Norte – Aparecida de Miranda, Benedita Maria Aparecida, Ivone Marcondes Oliveira.

Atrações
– O evento no EducaMais também foi marcado por atrações promovidas pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu. Na abertura, o mágico Lucca Viery fez uma apresentação que mistura mágica com motivação. E enquanto grupos de delegados se reuniam nas salas do EducaMais para eleger os conselheiros representantes do OP por regiões, no palco da Sala Ariano Suassuna aconteciam show de Hip Hop e de música sertaneja com a dupla William e Tiago.

Números

População: 223 mil habitantes

Área territorial: 463 KM²

Bairros: 145